Em 40 anos, SENAI São José realizou 150 mil matrículas

Unidade foi instalada na década de 1970, dentro do esforço de expansão geográfica do SENAI em Santa Catarina

São José, 25.7.2018 – A unidade do SENAI em São José, na Grande Florianópolis, celebrou, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (25) em sua sede, o aniversário de 40 anos de sua fundação. A escola foi inaugurada em 27 de julho de 1978, integrando o esforço de expansão geográfica da instituição em Santa Catarina naquela década, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da indústria no Estado. Desde os primeiros cursos que promoveu – de relações humanas no trabalho, na Celesc, e ensino correto de um trabalho (TWI), para funcionários da Intelbras – a unidade já registrou aproximadamente 150 mil matrículas.

O vice-presidente da FIESC para a região Sudeste, Tito Alfredo Schmitt, observou que o SENAI em São José “tem um passado glorioso, inúmeras conquistas e contribuiu de forma decisiva  para o crescimento da região”. Ele destacou que a instituição está preparada para atender as demandas de um novo regime econômico e social. “O mercado está mudando, a indústria passa por verdadeira revolução; estamos vislumbrando a Indústria 4.0”, acrescentou.

O diretor regional do SENAI, Jefferson de Oliveira Gomes, que prestou homenagem aos ex-diretores da escola, lembrou que o SENAI realiza, em todo o Brasil, 2,5 milhões de matrículas por ano, sendo 120 mil em Santa Catarina. “De cada dez profissionais formados pelo SENAI, nove tem emprego até poucos meses após a conclusão do curso; é sinal de que o trabalho é bem feito”, disse.

Prefeito em exercício de São José, Orvino Coelho de Ávila destacou que “uma escola como a do SENAI não muda apenas a vida das pessoas, muda também as cidades”. No seu entendimento, a região deve muito à instituição pela qualificação de profissionais que contribuíram para o crescimento das indústrias”.

“O SENAI proporciona formação profissional e de cidadania”, disse o jovem Nelson Matheus Conceição, oriundo do Programa Novos Caminhos (que atende jovens sob a tutela do Estado) e que realizou na instituição o curso técnico de eletrotécnica, além de nove cursos de qualificação profissional. Hoje ele é acadêmico de engenharia elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). “Os cursos do SENAI me ajudaram a crescer como pessoa e eu posso pensar numa sociedade melhor e realizar sonhos como o de ingressar num curso de engenharia elétrica, ter uma família e ser um jovem Embaixador da Educação do Movimento Santa Catarina pela Educação”, destacou. O programa Novos Caminhos e o Movimento SC pela Educação são iniciativas da FIESC e têm a adesão de outras instituições públicas e privadas.

Homenagens

Além dos ex-diretores da unidade, foram homenageadas indústrias parceiras (representadas pela Intelbras) e os alunos da instituição, com destaque para os ex-participantes da WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional. Representado pelo filho Augusto, o empresário César Olsen (também ex-aluno do SENAI, em Blumenau) foi reconhecido pela constante contribuição, empenho e extremo entusiasmo dedicados à instituição.

Márcio Osli, diretor de Energia da Intelbras, destacou a relevância da aproximação do SENAI e as indústrias. “Temos muitos profissionais egressos do SENAI que fazem carreira na Intelbras”, afirmou, citando um colega de área que iniciou na empresa enquanto cursava aprendizagem industrial no SENAI, em 2002. Esse profissional continuou realizando cursos (técnico, superior de tecnologia e outros) na instituição ao mesmo tempo em que sua carreira profissional evoluía na empresa. Osli acrescentou que “o avanço tecnológico é latente e a indústria sempre terá vagas e empregos para profissionais qualificados. Por isso, o apoio das empresas a instituições de ensino como esta são muito importantes”. Foi esse entendimento que levou a Intelbras a doar ao SENAI os laboratórios de segurança eletrônica, controle de acesso e redes e telecom. O público que participou da solenidade pode conhecer esses laboratórios após o término da solenidade.

Quando da instalação do então Centro de Ensino do SENAI em São José, algumas indústrias da cidade estavam dando os primeiros passos e depois se consolidaram como organizações de sucesso. É o caso da Frangos Macedo, Inplac, Décio Metalúrgica, Intelbras, Cassol Pré-Fabricados e Modecol, entre outras.

República Tcheca

Em agosto, o SENAI São José inicia um programa de intercâmbio internacional de seu ensino médio articulado com cursos técnicos. A instituição receberá uma estudante da República Tcheca.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina