SESI amplia atendimento no Vale do Itajaí, com nova unidade em Indaial

Entrega ocorreu nesta terça-feira e faz parte de agenda que inclui ainda a abertura oficial da ampliação do SENAI de Timbó, na noite de terça, e da unidade do SESI em Ibirama, realizada na segunda-feira

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Indaial, 24.07.2018 –
O SESI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), amplia o atendimento ao trabalhador da indústria no Vale do Itajaí com a entrega de uma nova unidade em Indaial. A instalação oferece serviços nas áreas de educação, saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde e bem-estar. A solenidade que marca o início oficial dos trabalhos ocorreu nesta terça (24) e faz parte de agenda do presidente da Federação, Glauco José Côrte, que ainda nesta terça fará o ato de abertura oficial da ampliação do SENAI de Timbó e na segunda (23) entregou a nova unidade do SESI de Ibirama.

Cerca de R$ 7,5 milhões foram investidos na nova unidade de Indaial, que conta com mais de 2 mil m² de área construída. A estrutura oferece o Espaço de Educação Maker e cursos para jovens e adultos, além de serviços nas áreas de saúde, como odontologia, medicina do trabalho, audiometria, telemedicina, salas para vacinação, avaliação física, psicologia, nutrição, entre outros.

Em seu pronunciamento, Côrte, que passou seus primeiros anos de vida em Indaial, emocionou-se ao citar seu pai, José Vieira Côrte. “Do meu pai herdei a vocação e a paixão pela educação, inspirando-me a criar, no âmbito da FIESC, o Movimento a Indústria pela Educação, mais tarde transformado em Movimento SC pela Educação, cujos primeiros frutos já estão sendo colhidos. Para nós, a educação é o novo nome do desenvolvimento”, afirmou.

O presidente da Federação enfatizou que a indústria investe cada vez mais na saúde e na segurança de seus trabalhadores porque este passou a ser um tema estratégico. “A saúde ocupacional evoluiu para o entendimento de que o ambiente de trabalho precisa ser visto como um espaço de saúde do trabalhador, que oportuniza atividades preventivas, não só para evitar doenças e acidentes de trabalho, mas também para diagnosticar e preservar a saúde das pessoas em geral”, disse. “Trabalho é fator de cura e não de doença”, reforçou.

O conselheiro da FIESC Adolfo Fey lembrou da importância da vinda do SENAI a Indaial, ainda durante a gestão do ex-presidente Alcantaro Corrêa. “A história de Indaial se divide entre antes e depois da vinda unidade do SENAI e com o SESI temos um novo marco para o desenvolvimento da região”, afirmou, convocando os empresários a fazerem uso das instalações. O prefeito André Luiz Moser disse que o investimento da FIESC no município representa o reconhecimento da classe empreendedora à importância de levar qualidade de vida e formação ao trabalhador.

Atendimentos – A expectativa é atender mais de 8 mil trabalhadores de 370 indústrias de Indaial e região. A Unidade terá capacidade anual para cerca de 2 mil atendimentos em audiometria, 1,5 mil exames médicos, 2,7 mil procedimentos de odontologia, 180 matrículas em cursos de jovens e adultos, 100 matrículas no Espaço de Educação Maker, além de atendimentos em educação corporativa, academia funcional e atenção nutricional.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, ressaltou que a educação oferecida no novo espaço está em linha com as mais recentes exigências do mundo do trabalho, citando como exemplo a educação maker. "É uma educação mão na massa, que trabalha teoria com a prática. Estamos atuando com crianças desde os seis anos até adultos, trabalhando fortemente com questões ligadas à robótica, um aprendizado mais divertido e lúdico da matemática, conceitos de ciências naturais e humanas para ajudar no aprendizado desses jovens”, explicou. Se seguirem uma carreira técnica, tecnológica ou não, eles vão ter uma base muito concreta, sobretudo em pontos em que o Brasil tem uma série de deficiências”, completou.

Ampliação do SENAI em Timbó

Para a noite desta terça está programada a entrega da ampliação e revitalização da unidade do SENAI em Timbó, que recebeu investimentos de R$ 300 mil, dos quais R$ 235 mil em máquinas, equipamentos e mobiliário e R$ 65 mil em obras civis. Com a ampliação, a unidade passará a contar com 1,3 mil metros quadrados, o que corresponde a um crescimento de aproximadamente 45% em relação à área anterior. Desta forma, o SENAI em Timbó poderá aperfeiçoar sua atuação nas áreas de eletroeletrônica, tecnologia da informação, gestão e têxtil.

Desde sua instalação, em 1988, o SENAI em Timbó registrou mais de 18 mil matrículas em cursos de aprendizagem industrial, qualificação, aperfeiçoamento e técnicos. Desde 2010, a unidade está no Centro Empresarial de Timbó, onde também funcionam outras entidades, como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Timbó e a Associação Empresarial do Médio Vale do Itajaí.