Ibirama ganha nova unidade do SESI

Instalações contam com 1,7 mil m² de área construída e receberam investimento de R$ 2,4 milhões

Clique aqui e veja no Flickr da FIESC a cobertura fotográfica

Ibirama, 23.07.2018 –
Trabalhadores de Ibirama e região terão maior acesso a serviços nas áreas de educação, saúde e segurança do trabalho e promoção de vida saudável com a entrega de uma nova unidade do SESI, entidade da FIESC. A instalação, que conta com 1,7 mil m² de área construída, recebeu investimento de R$ 2,4 milhões. A solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira (23).

A unidade oferece serviços nas áreas de saúde por meio de exames médicos ocupacionais, audiometria, serviços de saúde e segurança no trabalho, entre outros. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, chamou atenção para a necessidade de os empresários perceberem o investimento na saúde como fator estratégico para a competitividade das empresas. “Estudos demonstram que trabalhadores felizes, saudáveis e capacitados para a preservação da saúde e para atuar com segurança no trabalho são mais produtivos, proativos, criativos e felizes”, afirmou. “Ao investir na saúde, ganha a empresa, com profissionais mais engajados e produtivos, e ganha o trabalhador, que passa a viver de modo pleno e prazeroso”, acrescentou.

Um dos destaques da unidade é o Espaço de Educação Maker, que coloca à disposição de crianças e jovens a oportunidade de desenvolver competências adequadas às necessidades do século 21 e do mundo do trabalho, integrando atividades em cursos que promovem exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo. Na cerimônia de entrega da unidade foi assinado contrato entre o SESI e a prefeitura de Ibirama para levar a educação maker para um grupo de 30 alunos da rede pública municipal. Também serão oferecidos cursos para jovens e adultos na unidade.

“Esta obra vai ajudar muito toda a região, que é muito industrializada e precisa deste reforço. As casas da FIESC contribuem enormemente para o desempenho das empresas”, disse o vice-presidente regional da entidade, Lino Rohden. “Os empresários devem cada vez mais buscar o apoio do SESI, do SENAI e do IEL para desenvolver suas empresas e, assim, toda a região e o Estado”, completou. Na mesma linha, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ibirama (Sinduscon), Genésio Ayres Marchetti, também destacou que os empresários e trabalhadores devem aproveitar os serviços do SESI nas novas instalações. “Trazer o Sistema FIESC para perto dos empresários e seus colaboradores é um grande avanço para a região”, disse.

Ao mencionar o convênio firmado com o SESI, o prefeito Adriano Poffo, salientou que educação é investimento. “Quando se investe nas pessoas, temos a certeza de uma comunidade melhor”, afirmou. “Vamos colher bons frutos. É o início de uma excelente caminhada”, acrescentou, lembrando que as aulas de robótica serão um estímulo para os estudantes, que precisam de inovação para serem instigados. Côrte lembrou que o SESI e as demais entidades da FIESC estão focados no desenvolvimento das competências exigidas pelo século XXI, com modelos educacionais inovadores, que comprometem estudantes, professores, gestores, famílias e sociedade.

Atendimentos

O SESI em Ibirama também atende os municípios de Presidente Getúlio, José Boiteux, Dona Emma e Witmarsun. Cerca de 10 mil trabalhadores de 800 indústrias têm acesso aos serviços. A previsão é que sejam realizados 1,5 mil atendimentos em audiometria, exames médicos e procedimentos de SST por ano, além de 4,8 mil atendimentos na academia e 85 matrículas em cursos de jovens e adultos.

Atuação do SESI em SC

O SESI foca suas ações em saúde e educação. A entidade promove ambientes de trabalho seguros na indústria e estimula a adoção de um estilo de vida saudável pelos industriários. Também contribui para a melhoria da escolaridade e o desenvolvimento de trabalhadores e lideranças para a indústria catarinense. Sua ampla estrutura de atendimento inclui 64 clínicas ocupacionais, 78 farmácias, 95 unidades de alimentação, 58 unidades de educação (sendo 12 móveis) e 50 unidades móveis na área da saúde.