No Paraguai, missão da FIESC participa de rodadas de negócios

Nesta segunda-feira (9), grupo também conheceu oportunidades de investimentos e parcerias e visitou a Expo Paraguai

Florianópolis, 10.7.2018 – A missão empresarial brasileira ao Paraguai, promovida pela FIESC, participou, nesta segunda-feira (9), de rodadas de negócios com 85 empresas paraguaias, de seminário de oportunidades de investimentos e parcerias, além de visitar a Expo Paraguai. Liderada pelo vice-presidente regional da entidade, Márcio Luís Dalla Lana, a comitiva é integrada por 77 representantes de indústrias de seis Estados.

Nesta terça-feira (10), em Assunção, o grupo participou de reunião no Ministério de Comércio e Indústria do Paraguai. Além disso, a comitiva continua a participação na Expo Paraguai, a maior feira do setor produtivo do País vizinho, realizada na cidade de Mariano Roque Alonso, com foco nos segmentos têxtil, alimentos, bebidas, metalmecânico, papel e celulose, plástico e madeira. A feira deve receber cerca de 600 mil visitantes e conta com 1,6 mil expositores. O seminário teve a participação do secretário de assuntos econômicos, energia e infraestrutura da Embaixada do Brasil no Paraguai, Mario Augusto de Almeida.

A missão, que se encerra no dia 13, é realizada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex-Brasil e tem o objetivo de fomentar negócios voltados ao incremento da participação de empresas brasileiras no comércio internacional, identificar e prospectar parceiros comerciais e tecnológicos e analisar a concorrência no mercado internacional. O grupo também prevê visitas técnicas à Schadek Automotive, fabricante de bombas de óleo para o mercado de reposição, e à Mazzei, indústria fabricante de snacks, biscoitos salgados e doces.

As exportações catarinenses ao Paraguai totalizaram US$ 259 milhões em 2017. Os principais produtos embarcados foram cerâmica de revestimentos, refrigeradores e congeladores, adubos fertilizantes e transformadores elétricos. As importações catarinenses do país vizinho somaram US$ 132 milhões no mesmo período. Os principais produtos comprados foram embalagem de plástico, milho, mantas, roupas (casacos, vestidos, saias, calças e bermudas) e óleo de soja.

Nos últimos dez anos, o Paraguai registrou crescimento médio do PIB de 4,8% e a inflação dos últimos cinco anos não passou de 5%. Os setores agropecuário e florestal constituem o principal motor da economia do país, correspondendo em média a 20% do PIB nos últimos cinco anos.