Alunos do SESI e SENAI de SC conquistam ouro e prata em provas nacionais de robótica

Disputas ocorreram em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento 2018

Florianópolis, 09.7. 2018 - Estudantes catarinenses do SESI e do SENAI conquistaram posições de destaque em provas de robótica realizadas durante a Olimpíada do Conhecimento 2018, encerrada neste domingo. A dupla composta pelos alunos do SENAI em Jaraguá do Sul Róger Alexander Moresco (21 anos) e Rafael Glatz (18) conquistou medalha de prata na prova seletiva de Robótica Móvel para a WorldSkills Competition 2019, o torneio internacional de profissões. Já a equipe Tech Maker, do SESI em Blumenau, foi a medalhista de ouro na prova individual de sábado (dia 7) no Desafio Robótica na Indústria.

Na disputa para a vaga brasileira para a competição internacional, os estudantes tiveram que construir e programar um robô, demonstrando conhecimentos, habilidades e atitudes. A prova envolveu cinco estados do País. No total estão em disputa 44 ocupações, que estão em andamento desde meados de junho e prosseguem até setembro. O SENAI de Santa Catarina, que tem competidores em 25 delas, já garantiu duas medalhas de ouro e duas de prata, nas 14 ocupações já finalizadas.

O Desafio Robótica na Indústria reuniu 48 equipes e 191 alunos de 24 Estados, que desenvolveram e programaram robôs a partir de peças de montar Lego. Todos os dias do evento (de 3 a 8 de julho) foram realizadas disputas chamadas de desafios individuais e em duplas.

Realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na Capital Federal, a Olimpíada do Conhecimento (de 5 a 8 de julho) deu sequência ao Encontro Nacional da Indústria (realizado no mesmo local, nos dias 3 e 4), recebendo mais de 46 mil visitantes, incluindo autoridades do Executivo e Legislativo, das federações estaduais de indústria, de empresas e mais de 5,5 mil estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Durante o evento, foram assinados acordos de cooperação internacional do SENAI: um com a Embaixada da Costa do Marfim no Brasil e com o Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDES) do Panamá. Também integrou o evento a Mostra Inova (com quatro projetos catarinenses) e o Grand Prix de Inovação.

Outra atividade da Olimpíada do Conhecimento 2018 foi a cerimônia da Passagem da Bandeira WorldSkills. O estandarte começou sua jornada na WorldSkills Abu Dhabi (2017), foi para a Estação Espacial Internacional por 3 meses antes de retornar a Terra, depois passou pela Espanha, onde foi realizada a primeira Competição Profissional e visitou outros 16 países que já foram sedes das Competições WorldSkills. Do Brasil (sede em 2015) a bandeira retornará para a Rússia para viajar por todo o território russo antes de finalmente chegar em Kazan, para a Cerimônia de Abertura da WorldSkills Kazan 2019 em agosto do próximo ano.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

48 | 3231 4671