Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes são desafiados no Grand Prix SENAI de Inovação de Joinville

Painéis solares inteligentes e controle de estoque industrial por sensoriamento foram os desafios que os estudantes tiveram que solucionar em 24 horas

Florianópolis, 25.6.2018 – Um painel solar inteligente e o controle de estoque por sensoriamento na indústria foram os dois desafios recebidos pelos estudantes que participaram, na sexta (22) e sábado (23), do Grand Prix SENAI de Inovação de Joinville. O GP da Faculdade SENAI Joinville é uma competição de 24 horas, com a participação de alunos da própria instituições e de congêneres, que formaram equipes multidisciplinares (chamadas escuderias) para criar soluções para os desafios tecnológicos. O evento foi realizado no Instituto da Indústria, da FIESC, que abriga os Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Tecnologia Laser.

Cada escuderia teria que criar no mínimo uma solução para cada desafio. No primeiro, o problema a ser resolvido pelas equipes era otimizar a posição e inclinação dos painéis solares de acordo com a época do ano, horário do dia e condição do clima. No segundo, o problema estava em gerenciar o nível de estoques em uma indústria por meio de sensoriamento. Os desafios tiveram que ser cumpridos das 19 horas de sexta até o mesmo horário no sábado e foram apresentados pela ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial), que também tem sede no Instituto da Indústria. 

O principal diferencial do Grand Prix SENAI de Inovação, de acordo com Marcos Hollerweger, diretor do SENAI Joinville, é a possibilidade de aplicação dos trabalhos desenvolvidos diretamente no dia a dia das organizações. "Neste evento trazemos cases de empresas. Os estudantes têm a possibilidade de criar e desenvolver soluções que podem proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas, com a utilização racional dos recursos naturais, usando os conceitos da Internet das Coisas (IoT)", destaca Marcos.

Os três grupos de estudantes receberam um kit de criatividade, além de dispor de quatro impressoras 3D que permitiram a construção do protótipo da solução projetada. "No Grand Prix o SENAI disponibiliza sua capacidade tecnológica para que os estudantes desenvolvam suas habilidades. O resultado são novas ideias de negócios que poderão se transformar em startups", explica Maikel Trennepohl, especialista em Inovação do SENAI SC.

Mateus José Milczewski, acadêmico do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do SENAI Joinville, disse que a estrutura oferecida pela instituição é excelente. "Recebemos todos os recursos tecnológicos e o apoio dos profissionais para desenvolver nosso projeto. Esse tipo de trabalho nos dá uma nova visão de mercado. A diversidade de habilidades dos integrantes do grupo também foi importante", garantiu.

Ana Paula Wruck, estudante de Engenharia Mecânica da FURB (Blumenau) destacou como muito positiva a troca de experiência entre os integrantes das escuderias. "Não nos conhecíamos, mas houve integração pelas habilidades. Muito bom também o apoio dos mentores nos ajudando na gestão e com o incentivo às nossas ideias", ressaltou Ana Paula. 

A banca de avaliação dos trabalhos teve a participação de José Hahn Rizzo Filho (presidente da ABII e da Pollux), Célio Valcanaia (Valcanaia Consultores) e Daniel Wendorf (Softville e Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Joinville-ACIJ). A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), é parceira do GP e ofereceu aos vencedores o prêmio Startup Day, uma imersão de um dia com startups em Florianópolis.

Faculdade SENAI Joinville

A Faculdade foi implantada em 2011 e oferece os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Mecatrônica Industrial, Fabricação Mecânica. Em 2018, a exemplo das unidades de Blumenau e de Jaraguá do Sul, deu início aos primeiros cursos de engenharia da instituição nas áreas de Mecânica e de Produção.

 

Correção: 

Diferentemente do que foi publicado originalmente, Daniel Wendorf representou a Softville e o Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ. A informação foi corrigida.

 

Com informações da EDM Logos/Joinville
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.