SESI oferece capacitação sobre leis de incentivo fiscal

De acordo com entidade, cerca de R$140 milhões deixam de ser investidos em projetos sociais todos os anos em Santa Catarina

São José, 20.6.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI, em parceria com a ENGIE Brasil Energia e a Incentive, promoveram em São José capacitações para orientar entidades do terceiro setor interessadas em captar recursos através de leis de incentivo fiscal. Representantes de organizações sociais que atuam nas áreas de cultura, esporte, saúde, infância e adolescência e terceira idade receberam informações detalhadas sobre como desenvolver projetos que atendam às diversas normas constantes na legislação federal. O evento ocorreu nessa quarta, dia 20.

A iniciativa integra o projeto Fundo Social, que busca promover a cultura do uso dos incentivos fiscais em Santa Catarina, agindo sobre as lacunas sociais das regiões e contribuindo para melhoria dos indicadores sociais dos municípios.  O SESI, por meio do Fundo Social, também vai aproximar empresas que podem fazer uso dos incentivos fiscais de organizações que tenham projetos aprovados nas leis federais de incentivo fiscal. Além disso, oferecerá uma plataforma de gestão, com indicadores de qualidade e eficiência da aplicação dos recursos.

De acordo com Daniel Thiesen, diretor do SESI na regional Sudeste da FIESC, Santa Catarina tem cerca de 2 mil empresas que poderiam fazer uso do incentivo fiscal, o que significaria aproximadamente 200 milhões de reais anualmente. O trabalho da entidade, então, é mostrar para as empresas as vantagens de apoiar projetos dessa natureza. “O volume de recursos que pode permanecer no Estado é muito alto. Hoje, porém, apenas 30% desse montante é investido aqui. Aproximadamente R$ 140 milhões que poderiam beneficiar anualmente a população mais vulnerável de Santa Catarina com projetos sociais e culturais não são usados” diz Daniel Thiesen.

Mariana Kadletz, membro da Capacitar, afirma que um dos desafios é romper mitos sobre leis de incentivo e conscientizar a sociedade sobre a importância dos projetos. “Nosso objetivo é capacitar especialmente as entidades para que apresentem projetos de qualidade e dentro das normas. Mostrar quem pode apresentar projetos, como propor, como funciona a execução e também a prestação de contas. Outro desafio é esclarecer como funcionam as leis de incentivo”,afirmou. Segundo ela, muitas pessoas temem cair na malha fina se fizerem a destinação de recursos para projetos sociais, o que não ocorre se o repasse for feito da forma adequada. “Então desconstruir mitos também é parte importante do trabalho”, completa.

Empresas de lucro real podem destinar até 9% do valor do imposto de renda para projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura, idoso, infância e adolescência, por meio das leis federais PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, Lei de Incentivo ao Esporte, Lei Rouanet, Fundo do Idoso e Fundo da Infância e da Adolescência, respectivamente.

As próximas capacitações ocorrem no Centro Social e Recreativo da BMW, em Araquari (26 de junho) e na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (4 de julho).

Com informações de All Press Comunicação Integrada

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina