Aulas do Novos Caminhos se iniciam em Rio do Sul, Itajaí e Florianópolis

50 adolescentes serão atendidos nas novas turmas do programa nestas regiões

Florianópolis, 8.5.2018 – Mais turmas do programa Novos Caminhos deram início ao ano letivo na última semana. São jovens atendidos pelos serviços de acolhimento do Estado nas regiões de Itajaí, Rio do Sul e Grande Florianópolis. Quase 50 adolescentes participarão das formações nesses locais.

Cleberson Miguel Pereira Silvério, de 17 anos de idade, pretende abraçar a oportunidade. “Sei o que estão me oferecendo e das minhas responsabilidades em aproveitar os cursos e tudo que vou aprender para melhorar meu futuro”, disse o jovem no encontro em Itajaí, realizado dia 2 de maio.

Também com 17 anos, Matheus Lamim, já participou do programa no ano passado e agora conta com o apoio das entidades participantes para conseguir um emprego. “No Novos Caminhos eu aprendi a trabalhar em equipe,  a dar mais valor às coisas e fiz cursos que vão ajudar para eu tentar uma faculdade, de engenharia, que é o meu sonho”, revelou.

“Eu tenho o sonho de fazer faculdade de Direito. Mas antes quero me aperfeiçoar mais em softwares como Excel, Word e Power Point, e também fazer um curso técnico. Esse programa é uma porta bem grande para algo novo, para experiências que seriam quase impossíveis para nós”, afirmou Dhionatann da Silva da Veiga, de 17 anos. Ele é um dos jovens que participará desta edição do Programa Novos Caminhos em Rio do Sul.

Nelson Matheus, já viveu em uma casa de acolhimento da Capital e participou do Novos Caminhos em 2014. Hoje, ele é estudante de engenharia elétrica e também jovem embaixador do Movimento Santa Catarina pela Educação. Ele participou da aula inaugural, realizada em Florianópolis na última quinta-feira (3). “Eu já estive exatamente no mesmo lugar de vocês. O Novos Caminhos me deu a oportunidade de mudar de vida e, com muita determinação e apoio, posso dizer que hoje consegui vencer todas as dificuldades que surgiram”, relatou. “Estou aqui para mostrar que se vocês acreditarem e perseguirem os seus sonhos, poderão conquistar o que quiserem. Se eu consegui, por que vocês não conseguiriam?”, refletiu.

Saiba mais sobre o programa

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática - word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement.

O Programa Novos Caminhos é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes foram atendidos.

Com informações de Débora Cláudio, Mídia Press e All Press Comunicação Integrada

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244