Programa Novos Caminhos tem nova turma em Joinville

Conduzido no Estado desde 2013, o programa encaminha para o mundo do trabalho jovens atendidos em serviços de acolhimento

Florianópolis, 30.4.2018 – Mais 20 jovens passam a integrar o Programa Novos Caminhos em Joinville. A aula inaugural foi realizada na sexta-feira (27), no SENAI. Além dos novos integrantes do projeto, participara do encontro os jovens embaixadores do Movimento SC pela Educação, Giovane de Lima Barros e Rafaela Silvano. No ano passado, 27 adolescentes concluíram a formação em Joinville.

Ter condições de exercer a plena cidadania é o maior objetivo do Programa, de acordo com Mário Brehm, consultor da vice-presidência da FIESC da regional Norte-Nordeste. “Aqui vocês terão a oportunidade de participar de um processo de educação sério, baseado em conteúdos curriculares, mas, principalmente, voltado para a formação como cidadãs e cidadãos plenos, conscientes dos seus direitos e deveres”, enfatizou Brehm aos jovens que estão começando no programa.

Olindina Maria da Silva Krueger, assistente social do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, lembrou as dificuldades e dúvidas dos adolescentes. “Aprender é um desafio, mas aquilo que vocês aprenderem ninguém irá tirar, ficará para sempre”, garantiu.

Duas jovens que participaram do Programa Novos Caminhos em 2017, deram seu depoimento. Andréia da Silva, de 16 anos, disse que o programa foi muito bom. “Aprendi a conquistar minhas metas e a me comunicar. O programa foi essencial para me preparar para o mercado de trabalho, me ensinaram como devo me comportar dentro da empresa”, destacou. Amanda da Silva, 15 anos, também falou sobre a sua satisfação de ter participado do programa. “Eu gostei muito dos cursos, aprendi a trabalhar em grupo, apresentar trabalhos, o que era bem difícil para mim. Agradeço aos professores que nos acompanharam durante o projeto”, relatou Amanda.

O Programa é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes foram atendidos.

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática - word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement.

Com informações de EDM Logos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244