Programa Novos Caminhos 2018 tem aulas inaugurais em Chapecó e Blumenau

Iniciativa tem o objetivo de inserir no mundo do trabalho jovens e adolescentes que estão em serviços de acolhimento - órfãos ou vítimas de violência ou de abandono – que estão sob a tutela do Estado
“É uma oportunidade única e vou aproveitar bastante”. Assim resumiu a estudante Nathaly Maria Soares de Camargo, 14 anos, de Chapecó sobre sua participação no Programa Novos Caminhos, programa que teve aulas inaugurais nesta semana em Chapecó (onde atenderá Nathaly e mais 30 jovens) e Blumenau, com 29 participantes em 2018. O Novos Caminhos tem o objetivo de inserir no mundo do trabalho jovens e adolescentes que estão em serviços de acolhimento - órfãos ou vítimas de violência ou de abandono – que estão sob a tutela do Estado. A inciativa é resultado de parceria entre a Federação das Indústrias (FIESC), Tribunal de Justiça (TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (PMSC) e Federação do Comércio, Serviço e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes já foram atendidos em todo o Estado.

“Comecei neste ano e, agora, integrando o Novos Caminhos terei que me esforçar mais. Mas eu gosto de desafios, isso me motiva e sei que tenho que me dedicar aos estudos”, disse Nathaly, que está na 9ª série do ensino fundamental e faz o curso de aprendizagem industrial de Fabricação e Conservação de Alimentos no SENAI na cidade.

Os participantes realizarão uma série de atividades que contribuirão para sua vida pessoal e profissional. Eles terão acesso a cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares visando a sua formação e qualificação, sendo posteriormente encaminhados ao mundo do trabalho. A formação profissional é oferecida pela FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

“Esse projeto é muito importante, além de qualificar, mostra a todos esses jovens que eles têm espaço na sociedade e vez para ocupá-lo” afirmou o vice-presidente, regional da FIESC, Ronaldo Baumgarten Júnior, que participou da aula inaugural em Blumenau, juntamente com a diretora do SESI na região, Dalila Carvalho, além de gestores das instituições de acolhimento. “Dificuldades podem surgir durante o processo, mas eles não poderão desistir, é importante que mantenham o fôlego até o fim. Com acesso à qualificação, dentro das melhores instituições do Estado, as portas da indústria, com certeza, estarão abertas para todos”, acrescentou Baumgarten.

O vice-presidente regional a FIESC, Waldemar Schmitz, observou que Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado e integra o Movimento Santa Catarina pela Educação. “É uma satisfação ver esses jovens com oportunidades de inserção no mercado de trabalho em condições iguais ou até melhores que outros jovens que não passaram por dificuldades semelhantes”.

De acordo com a assistente social do Fórum de Palmitos e coordenadora regional do Novos Caminhos do Oeste de Santa Catarina, Iolete de Jesus, a meta deste ano é fortalecer a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Esse programa é uma reivindicação que temos há muitos anos. Até então, os jovens não tinham nenhuma ação que os acompanhassem e os preparassem para a vida adulta. O envolvimento das entidades também contribui para que as empresas abram as portas e essa é a grande importância do programa”, realçou. No Oeste, serão atendidos adolescente dos municípios de Chapecó, Guatambu, São Carlos, Ponte Serrada, Xaxim, Xanxerê, Quilombo, Campo Erê e Coronel Freitas,

Na recepção dos adolescentes no Oeste, o jovem embaixador da educação, Matheus Bonamigo, relatou sua experiência e falou sobre a importância de aproveitar as oportunidades. “Todos podem realizar seus sonhos, mas é necessária dedicação e saber aproveitar as oportunidades, como os cursos que são oferecidos pelo Programa Novos Caminhos. Nem sempre será fácil, mas é fundamental não desistir”.

O diretor regional Oeste do SESI, Claudemir José Bonatto, ressaltou que o Novos Caminhos foi um divisor de águas. “As instituições parceiras proporcionam amparo social, afetivo e colocam a educação como um fator importante de mudança. O programa se apresenta como uma possibilidade concreta desses jovens vencerem na . Todo o conteúdo que eles terão acesso se transformará em uma plataforma muito bem estruturada para oportunizá-los transformar verdadeiramente suas vidas”.

PROGRAMA NOVOS CAMINHOS

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática - word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achievement. Os primeiros encontros, chamados de aula inaugural, contam com a participação dos jovens embaixadores do Movimento SC pela Educação.

Com Informações da MB Comunicação e Presse Comunicação