Programa Novos Caminhos inicia ano letivo em Jaraguá do Sul

Aula inaugural ocorreu nesta segunda-feira (23) no SENAI

Jaraguá do Sul, 23.4.2018 – Nesta segunda-feira (23), ocorreu em Jaraguá do Sul, a abertura de mais um ano letivo do programa Novos Caminhos, iniciativa que busca qualificar e profissionalizar adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos, visando à preparação para a vida autônoma, beneficiando também egressos até um ano após deixarem a tutela do Estado.

“É uma nova perspectiva que se abre para vocês, que todos possam aproveitar as oportunidades”, disse a assistente social Maike Evelize Pacher, coordenadora do programa Novos Caminhos na região do Vale do Itapocu. Há cerca de 20 anos atuando no Poder Judiciário e participando do programa desde que foi implantado em 2014 em Jaraguá do Sul, Maike aponta avanços importantes para que mais oportunidades de emprego surjam na região.

Na aula inaugural, Gabriel Lemke, um dos jovens embaixadores do Movimento Santa Catarina pela Educação, falou sobre a importância da busca de conhecimento e de valores que completam a cidadania. Lembrou que ao completarem a idade em que deixam a tutela do Estado, os jovens passam a assumir um novo papel na sociedade e a qualificação é um diferencial no mercado de trabalho.

Iracema Gruetzmacher, coordenadora de ensino do SENAI, deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre as possibilidades de qualificação à disposição dos jovens. “Aqui é o ambiente onde vocês podem receber as informações que ajudarão na sua caminhada profissional, há oportunidades em várias áreas para poderem realizar o sonho de entrarem no mercado de trabalho preparados”, disse.

Este ano em torno de 10 adolescentes iniciam o programa, com aulas de maio a novembro de 2018, além de 5 egressos de 2017 que estão na segunda etapa, realizando cursos na aprendizagem industrial. Neste processo de capacitação e qualificação, o adolescente recebe acompanhamento individualizado de modo a oportunizar, ao seu tempo, a inserção no mundo do trabalho e consequentemente sua autonomia, elevando a empregabilidade de jovens acolhidos.

Desde que foi criado, em 2013, o programa Novos Caminhos já beneficiou mais de 800 adolescentes em todo o Estado. No Vale do Itapocu, são aproximadamente 50 jovens que receberam as capacitações a partir de 2014. A formação profissional é oferecida pela FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e, também, pela FECOMÉRCIO, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Participaram da aula inaugural, realizada na unidade do SENAI, adolescentes que serão atendidos no programa em 2018 e representantes das entidades parceiras do programa: FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Associação dos Magistrados Catarinenses, Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina e Fecomércio.

Com informações de Texto Livre Comunicação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244