SENAI/SC ampliará capacitações em TI em parceria com entidade dos EUA

CompTIA e Learning Tree atuam nas áreas de Tecnologia da informação, smart cities e aeronáutica
Florianópolis, 23.4.2018 – O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, estabeleceram, nesta segunda (23), em Washington, tratativas para a realização de parcerias com a CompTia e com a Learning Tree, entidades americanas ligadas à capacitação profissional em Tecnologia da Informação (TI). Esta foi a primeira atividade que eles realizam na capital americana na missão institucional que se iniciou na semana passada, em Boston. Nesta terça e quarta, ambos participam do Workshop “Construindo uma agenda de trabalho Brasil-EUA de Economia Digital”, no qual Gomes participará em dois painéis.

O SENAI/SC, entidade da FIESC, poderá ser a primeira organização brasileira a firmar parceria com a CompTIA, principal associação de tecnologia do mundo, com aproximadamente 2 mil empresas associadas. Côrte e Gomes reuniram-se com o presidente executivo da entidade americana, Todd Thibodeaux, ao qual manifestaram o desejo de concretizar a cooperação, o que deve ocorrer até o final de maio. Os dirigentes da FIESC lembraram que Santa Catarina possui mais de 2,9 mil empresas de TI, que somam aproximadamente 20 mil trabalhadores. Já Florianópolis, a capital do Estado, reúne 37% das empresas catarinenses da área e sedia a maior associação de TI do Brasil.

A CompTIA possui um portfólio com algumas das certificações mais reconhecidas e procuradas do mundo por governos e empresas globais e regionais, com mais de dois milhões de certificados de TI emitidos. A organização possui 3 mil parceiros acadêmicos e de treinamento e 150 mil usuários registrados.

Além da atuação na área de TI, com ênfase em segurança cibernética, interessa ao SENAI/SC estabelecer cooperação com a CompTIA na área de cidades inteligentes e indústria espacial. A entidade americana possui um programa smart cities para disseminar e aprofundar o conhecimento sobre os benefícios e responsabilidades associados às tecnologias de cidades inteligentes e organiza o Conselho Empresarial Espacial, uma associação que representa os interesses da indústria espacial dos EUA e organiza atividades para promover seus objetivos comerciais.

Na Learning  Tree, a cooperação  proposta também  é na área de TI para dados, por experts  da Learning  Tree  no Brasil ou diretamente na plataforma da instituição americana. A proposta da parceria é na realização de cursos na área de Java e big data e que devem se iniciar já neste semestre.

Missão Institucional do SENAI

Nos próximos dois dias, a representação catarinense estará na Embaixada Brasileira nos EUA. Nesta terça-feira (24), às 15h45min, Jefferson de Oliveira Gomes fala sobre a rede de Institutos SENAI de Inovação, composta por 25 unidades e que tem o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Já no dia 25, o diretor regional do SENAI/SC será o moderador do painel “O futuro da internet das coisas e da manufatura avançada”.

Na semana passada, os catarinenses estiveram em Boston, onde reuniram-se com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e com a consulesa do Brasil na cidade, Glivânia Maria de Oliveira. Também em Boston, no Babson College, Côrte proferiu palestra, durante a qual ele obteve um reconhecimento informal ao Movimento Santa Catarina pela Educação. Na introdução do evento, o presidente do Cambridge Institute of Brazilian Studies (CIBS), James Ito-Adler, afirmou que “não apenas o Brasil tem que aprender com os Estados Unidos, mas também os Estados Unidos têm a aprender com o Brasil. Precisamos aqui em Massachusetts de um movimento como o Santa Catarina pela Educação”.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina