FIESC e SENAI fortalecem aproximação com EUA

Missão institucional terá atividades no MIT e outras organizações de alta tecnologia de Boston e Washington, além de palestras do presidente da FIESC e do diretor do SENAI
Florianópolis, 17.4.2018 – A aproximação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e do SENAI/SC com instituições de alta tecnologia dos Estados Unidos ganha novo impulso com a missão institucional que será realizada a partir desta quarta-feira (18). Nas cidades de Boston e Washington, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e os diretores do SENAI Jefferson de Oliveira Gomes e André Pierre Mattei visitarão organizações como o Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, na sigla em inglês), a CompTIA e a Learning Tree. Também está prevista palestra do presidente da FIESC em evento promovido pelo Cambridge Institute of Brazilian Studies e pela Brazil Today no Babson College (Boston) e a participação de Gomes como chairman do workshop “Construindo uma agenda de trabalho Brasil-EUA de Ecnonomia Digital”, promovido e sediado pela Embaixada brasileira.
Entre os objetivos da missão, está a oferta de oportunidades de desenvolvimento de pesquisa nos institutos de inovação do SENAI para estudantes do MIT e as tratativas de parcerias com instituições como a CompTIA e a Learning Tree, para promover capacitação de profissionais em TI e a inovação na indústria. A exemplo da Sociedade Fraunhofer (da Alemanha), o MIT apoia o SENAI na implantação de 25 Institutos de Inovação, três dos quais em Santa Catarina.
No caso da CompTIA, associação que congrega 3 mil empresas americanas de TI, smart cities e indústria aeronáutica, foi dado mais um passo na formulação do acordo com a recepção do diretor da entidade para a América Latina e Caribe, Leonard Wadewitz. Em Florianópolis, ele visitou a sede da FIESC, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e proferiu palestra aos estudantes de cursos técnicos, superiores e ensino médio do SENAI. A CompTIA oferece 12 certificações a profissionais, focadas em TI, incluindo segurança cibernética e infraestrutura de redes. A cooperação com o SENAI será a primeira da entidade no Brasil e a quinta na América Latina. Atualmente, são 2,5 milhões de profissionais certificados no mundo, sendo apenas um mil no Brasil.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina