Adolescentes abrigados iniciam qualificação profissional em São Bento do Sul

Segunda turma do Programa Novos Caminhos terá acesso a formações oferecidas pelas entidades da FIESC (SESI, SENAI e IEL) e pelo Senac

Florianópolis, 13.4.2018 – Adolescentes atendidos em programas de acolhimento da região Planalto Norte iniciaram as capacitações de 2018 nesta quinta-feira (12). A aula inaugural foi realizada no SENAI e busca qualificar e inserir os participantes no mercado de trabalho. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, ressalta que a formação mudará o destino de muitos dos participantes do programa. “Em cada uma das regiões que esses jovens são preparados estamos formando cidadãos que vão constituir famílias. Estamos contribuindo para que esses adolescentes tenham uma razão de viver e que não percam a esperança no seu futuro e no futuro do país”, afirma.

Essa é a segunda turma a ser capacitada. No encontro com os adolescentes, o jovem embaixador do Movimento Santa Catarina pela Educação, Eduardo Kutach, disse para os adolescentes planejarem suas vidas, insistirem em seus objetivos e nunca deixarem de estudar.

Jovens que já passaram pelo programa Novos Caminhos deram seus depoimentos e mostraram a importância da qualificação para suas vidas pessoais e para o encaminhamento ao mercado de trabalho. “Tive muitos motivos para desistir, mas o apoio que recebei me ajudou a persistir”, disse Hilton Massohiro Hayashe.

Anderson Roberto Alves, que cresceu com uma família acolhedora e atualmente trabalha no SENAC, deixou uma mensagem de apoio aos atuais participantes. "Já tropecei algumas vezes e afirmo que é muito mais fácil criticar, desistir ou culpar o meio em que vivemos. Mas quando você tem um sonho e pessoas que te orientem, um dia você chega lá", afirmou.

O juiz da vara da infância de São Bento do Sul contou sua história de vida e sua dedicação intensa aos estudos para conseguir alcançar seu objetivo profissional. “Tudo na vida é luta e todos nós temos que lutar. Tenhamos força para enfrentar os desafios. E, como motivação, pensem no que vem depois da conquista”, sugeriu Rafael Espíndola Bernadt.

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática - word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões.

O Programa Novos Caminhos é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes foram atendidos.

Com informações de Impulso Comunicação

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina