Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Com nova unidade em Rio do Sul, FIESC amplia atendimento na área educacional

SESI Escola tem 4,7 mil metros quadrados e potencial para atender 1,1 mil estudantes. Estrutura recebeu investimento de R$ 12 milhões

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC
 

Rio do Sul, 9.4.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou nesta segunda-feira (9) uma nova unidade de educação em Rio do Sul. Com investimento de R$ 12 milhões, o SESI Escola oferece aos estudantes Espaço de Educação Maker, Ateliê de Artes, Cozinha Experimental e Laboratório de Ciências. Quando todas as turmas do 1º ao 9º ano estiverem implantadas, a escola atenderá 540 alunos. Também frequentam a unidade 245 jovens e adultos que estão concluindo a educação básica. O espaço tem potencial para atender 1,1 mil estudantes.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrou que a entrega faz parte do grande esforço das entidades da FIESC, que colocaram a educação no centro da gestão porque é necessário preparar os trabalhadores – atuais e futuros – para um mundo do trabalho cada vez mais desafiador. “Sabemos que alguns postos de trabalho vão desaparecer, outros vão surgir, e empregos que sequer existem passarão a ser comuns”, disse. “Já em 2020, mais de um terço das competências que hoje consideramos importantes vão se tornar obsoletas”, alertou. Nesse contexto, com profusão de novos produtos, tecnologias e formas de trabalho, as pessoas vão ter que se tornar mais resolutivas, mais autônomas, mais cooperativas, mais críticas e mais criativas. “É por meio de uma educação visionária e comprometida com o desenvolvimento dessas competências que aceleraremos a edificação de uma nova sociedade, de um novo Brasil”, completou Côrte.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, agradeceu a confiança e o envolvimento dos pais e da comunidade industrial de Rio do Sul no projeto, que é referência para Santa Catarina e para o País. “Esta grande escola materializa a convicção de que sonho que é sonhado em conjunto se realiza de maneira muito mais concreta e definitiva”, disse. Ele lembrou que a nova unidade SESI Escola inclui as melhores tecnologias educacionais, com recursos como microscópios, lousas digitais e espaço de educação maker. Ele enfatizou a proposta pedagógica ambiciosa e inovadora e a equipe de 60 profissionais que atuam na unidade e que estão em formação contínua.

A unidade do SESI se soma aos esforços do poder público municipal, que busca ampliar o atendimento da demanda por educação, que é crescente, afirmou o prefeito José Thomé. “Estamos de portas abertas para juntos construirmos parcerias para transformar a cidade de Rio do Sul”, disse, agradecendo o investimento feito pela entidade da FIESC.

Atualmente, 159 crianças são atendidas na escola do 1º ao 5º ano em Rio do Sul. Quem permanece na unidade em tempo integral participa de oficinas extracurriculares, entre elas música, teatro, inglês, esportes. São quase 4,7 mil metros quadrados que incluem ambientes diferenciados, favorecendo a aprendizagem por meio da experimentação, da resolução de problemas, do trabalho colaborativo e do desenvolvimento de projetos reais.

A educação básica do SESI atendeu mais de 31,8 mil crianças e adultos em 2017 no Estado. Novos modelos educacionais preparam os jovens para as cada vez mais constantes transformações do mundo do trabalho. Entre as estratégias está a cultura maker, de “aprender fazendo”. A entidade implementou também novas metodologias para reduzir a evasão dos participantes dos cursos de educação de adultos.

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.