Novos Caminhos quer elevar empregabilidade de jovens acolhidos

Projeto amplia a oferta de cursos com ênfase na formação profissional

Florianópolis, 2.4.2018 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, recebeu nesta segunda-feira (2) a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Jussara Wandscheer, e o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Rodrigo Collaço, para conhecer as metas de 2018 do programa Novos Caminhos. Entre elas, está a de aumentar a inserção no mundo do trabalho dos adolescentes participantes dos cursos de capacitação.

Côrte ressaltou a importância da parceria entre as entidades para a continuidade do Programa que já encaminhou mais de 200 adolescentes para o mundo do trabalho. Participantes do projeto Eu Voluntário, do Movimento SC pela Educação, poderão contribuir com a iniciativa. “Vamos atrair voluntários para atuar no Novos Caminhos e dar empregabilidade para os 120 que este ano deixarão os abrigos”, desafiou Côrte, referindo-se aos jovens que completam 18 anos e que são obrigados a deixar os programas de acolhimento.

Collaço declarou apoio total à iniciativa. “Compartilho dessa visão que a FIESC expõe para a sociedade principalmente no campo da educação, uma de suas bandeiras. Quem imagina um futuro melhor para o Brasil, sempre vai pensar que a educação é o caminho”, afirmou.

A presidente da AMC, que afirmou ser uma entusiasta do programa, contou que atuou na área criminal e de execução penal por nove anos, em contato com apenados que relatavam a desestrutura familiar. “São poucas iniciativas para combater a criminalidade e esse programa é uma oportunidade de fazer a diferença. Não mediremos esforços para aprimorar essa iniciativa”, afirmou Jussara.

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática - word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement. Os primeiros encontros, chamados de aula inaugural, contarão com a participação dos jovens embaixadores do Movimento SC pela Educação.

O Programa Novos Caminhos é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes foram atendidos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244