Câmara da Moda realiza planejamento e apresenta case de ganho de produtividade

Em reunião nesta quarta-feira (28), em Florianópolis, foram formados grupos de trabalho que vão acompanhar temas que afetam o setor

Florianópolis, 28.2.2018 – A Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou reunião de planejamento das ações para o ano e formou grupos de trabalho que vão atuar em quatro frentes: fortalecimento da Marca SC, destacando os diferenciais dos produtos fabricados no Estado; capacitação e formação de profissionais com foco em indústria 4.0; difundir o uso de novas tecnologias e processos na cadeia produtiva para aumentar a eficiência, além do acompanhamento de ações na área tributária, de mudanças nas normas técnicas e a defesa de mais linhas de crédito para o setor. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (28), em Florianópolis.

“Nossa proposta enquanto câmara é ter entregas. Hoje o objetivo é trabalhar para definir um plano de ação. Gosto de ter entregas ao longo do ano. Se temos entregas, há motivação. Esse time está engajado, mas vamos precisar engajar mais gente para realmente causar um impacto na indústria, que é nosso objetivo”, declarou o presidente da Câmara, Claudio Grando.

Durante a reunião, a empresária Rita Cássia Conti, da RC Conti, de Brusque, apresentou os ganhos de produtividade obtidos pela companhia após a aplicação de lean manufacturing, com a consultoria do SENAI/SC. A empresa fabrica pijamas, acessórios e moda íntima, emprega 150 trabalhadores diretos e 600 indiretos e produz 300 mil peças por mês.

“Depois que conhecemos o lean não saímos mais dessa prática. Quando a gente fala em logística pensa do portão da fábrica para fora e o lean é do portão da empresa para dentro”, disse Rita. Ela relatou que a consultoria se iniciou em 2016 quando foi elaborado um cronograma que identificou os gargalos, mapeou processos e definiu prioridades. As melhorias implementadas resultaram em ganhos de produtividade, como no corte de peças, que passou de 12.257 peças por dia para 15.175.