Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Jovem relata como o Novos Caminhos ajudou a prepará-la para o mundo do trabalho

Loriene Camargo participou das formações oferecidas pelo programa e hoje sonha em cursar direito para ajudar crianças que participam dos programas de acolhimento do Estado

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC

Florianópolis, 23.2.2018 – Aos 22 anos, Loriene Camargo está concluindo o curso técnico em gastronomia, buscando ingressar na graduação em direito e morando com o irmão numa casa alugada, em Florianópolis. Esse não era o horizonte imaginado pela jovem que viveu em um abrigo do Estado até os 18 anos, sem perspectivas. Ela enxergou uma chance de construir uma vida diferente ao conhecer o programa Novos Caminhos, executado pela FIESC em parceria com o Tribunal de Justiça, Associação dos Magistrados Catarinenses, Ministério Público do Estado, OAB-SC e Fecomércio/SC. 

“Estava em uma casa lar e precisava me desenvolver. Eu não sabia o que queria fazer e conheci o Novos Caminhos. Tenho certeza de que é um projeto muito importante para os jovens, assim como foi para mim e para o meu irmão. A gente conseguiu um avanço muito grande na vida”, contou Loriene a industriais que participaram da reunião de diretoria da FIESC, nesta sexta (23). Ela e o irmão viveram acolhidos até 2016. 

A jovem fez os cursos oferecidos pelo programa e concluiu em dezembro a educação básica (EJA). “Vou me formar em gastronomia em março e só foi possível chegar até o final graças ao estágio que eu consegui aqui no restaurante do SESI. Foi uma experiência muito grande, pois me ajudou a conhecer o processo”, relatou. “Ainda quero fazer faculdade de direito. Como cresci acompanhada pelo pessoal da Vara da Infância, quero ajudar outras crianças em situações como a nossa”, revelou Loriene. 

O programa 
Desde 2013, mais de 800 jovens que vivem em serviços de acolhimento do Estado foram atendidos no programa Novos Caminhos e 203 foram encaminhados ao mundo do trabalho. O programa é fruto da parceria entre FIESC, Tribunal de Justiça, Associação dos Magistrados Catarinenses, Ministério Público do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil e Fecomércio/SC. As entidades atuam em conjunto para que os jovens possam ser inseridos na sociedade com preparo profissional e emocional. O programa foi reconhecido em 2017 no Prêmio Empresa Cidadã, da ADVB.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.