Com a Start Export você adquire conhecimento e recursos para realizar um planejamento consciente, estruturado e repleto de soluções para exportação do seu negócio.

Desenvolvido com o objetivo de minimizar riscos e otimizar resultados das exportações, o programa foi implementado em 2004 pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). 

Realiza diagnósticos e treinamentos, além de desenvolver e executar um plano de ação para sua empresa, com assessoria permanente de profissionais especializados.

Iniciativa pioneira no Brasil, o Star Export busca prover o suporte necessário para indústrias catarinenses que desejam iniciar na exportação, de forma consciente e estruturada.  

Benefícios do Start Export 

- Desenvolvimento de visão estratégica do mercado internacional;
- Maior conhecimento interno sobre exportação;
- Definição de objetivos e metas na exportação;
- Determinação dos investimentos necessários para alcance dos objetivos e metas planejados;
- Identificação e análise de potenciais mercados importadores;
- Adaptação ou readequação da oferta exportável;
- Realização de contatos comerciais buscando a concretização de negócios;
- Priorização, execução e acompanhamento de ações para otimizar as exportações.

Ao realizar a exportação, sua empresa reduz os risco e aumenta a competitividade, pois a diversificação de mercado.

Quais são os benefícios de realizar a exportação?
 
- Aumento de produtividade;
- Otimização da capacidade produtiva;
- Incremento no faturamento geral;
- Melhoria na qualidade dos produtos ofertados;
- Maior lucratividade;
- Diversificação na linha de produtos;
- Redução dos efeitos de sazonalidade de vendas;
- Aprimoramento tecnológico. 
 
Etapas do Start Export 
O Programa é executado na empresa ao longo de doze meses, contando com a assessoria permanente de um consultor externo, devidamente credenciado e capacitado pela FIESC. 
A metodologia do Start Export prevê a realização de quatro principais etapas, descritas abaixo:
 
1. DIAGNÓSTICO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
Análise interna da empresa que busca identificar aspectos positivos e eventuais obstáculos à exportação. Nesta etapa também são identificados os principais mercados-alvo para os produtos que a empresa planeja exportar.
 
2. CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL
Programa de cursos de curta duração em comércio exterior, com foco em exportação. A participação nestes cursos é seguida de acompanhamento do aprendizado, a partir de ações práticas a serem implementadas pela empresa. 
 
3. PLANO DE AÇÃO PARA EXPORTAÇÃO
Definição dos objetivos estratégicos e metas na exportação, priorização e acompanhamento de ações, determinação dos investimentos necessários e prospecção e análise do potencial mercado de importação.
 
4. ASSESSORIA EM EXPORTAÇÃO
Acompanhamento das atividades de natureza estratégico-comercial, como identificação e contatos com potenciais clientes, formação de preço, negociação, determinação de forma e prazo de pagamento, elaboração de contratos internacionais, definição de ações de promoção e marketing, bem como em procedimentos e trâmites administrativos, tal como a classificação de mercadorias, a elaboração de documentos, a contratação de frete e seguro internacional, os incentivos fiscais e financeiros, a contratação e fechamento de câmbio, entre outros. 


>>


Para participar do Start Export, a empresa deve estabelecer a exportação como atividade estratégica e contínua.
Também é necessário que seus principais dirigentes estejam comprometidos com o programa, alocando os recursos humanos, financeiros e produtivos  necessários para o alcance dos resultados planejados.


A empresa interessada deverá preencher o formulário de avaliação inicial - que pode ser obtido em versão Word para ser digitado e enviado por e-mail. Havendo dúvidas no preenchimento do formulário ou necessitando de informações adicionais sobre o Start Export, solicitamos entrar em contato com o CIN pelos telefone (48) 3231-4665.
 
Clique aqui para formulário em Word.
 
Após preenchido, o formulário deverá ser enviado para o e-mail startexport@fiesc.com.br ou  fax (48) 3231-4669.
 
Uma vez analisadas as informações do formulário, o CIN irá avaliar se a empresa atende os requisitos estabelecidos pelo programa e se está apta a participar.
 
Para as empresas selecionadas, será firmado um contrato de prestação de serviços, que formaliza as responsabilidades assumidas entre as partes. A operacionalização do Start Export é iniciada após a assinatura deste contrato.

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco