O Programa Estratégico para a Internacionalização das Indústrias Catarinenses é executado pela FIESC em parceria com outras instituições públicas e privadas que operam no comércio exterior.

O Programa consiste em auxiliar as indústrias a crescer diante da economia mundial, dando posição de destaque para o Brasil e para o Estado de Santa Catarina com ações planejadas, tornando o setor industrial mais produtivo, competitivo e desenvolvido.

Os principais focos do Programa Estratégico para a Internacionalização da Indústria Catarinense são:

» Fortalecer a importância das exportações catarinenses no comércio exterior brasileiro;
» Fomentar a consolidação de produtos catarinenses em mercados tradicionais;
» Incentivar a atração e o incremento de investimentos produtivos e o crescimento de investimentos produtivos e o crescimento de investimentos estrangeiros diretos em Santa Catarina;
» Promover o comprometimento e a integração dos principais agentes envolvidos com o comércio exterior catarinense;
» Promover o desenvolvimento sustentável do setor industrial catarinense.

Promoção Institucional de Santa Catarina

Promoção de Santa Catarina em outros países como importante destino para comércio e investimentos, através de networking, criação e distribuição de material de divulgação e da participação em eventos internacionais, em setores nos quais o Estado possui vantagens competitivas.

Website "Business and Investments in Santa Catarina"

Desenvolvimento e atualização sistemática de um site que busca promover Santa Catarina no exterior, além de divulgar oportunidades de investimentos produtivos no Estado.

Oportunidades de Investimento

Criação e sistematização de um banco de dados de oportunidades de investimentos em Santa Catarina para disseminação à classe empresarial no exterior.

Formação de Multiplicadores

Capacitação de representantes de entidades catarinenses que trabalham com micro, pequenas e médias empresas, para que atuem como multiplicadores na sensibilização para a internacionalização, visando a maior participação de empresas do estado no comércio internacional.

Workshop sobre Oportunidades de Exportação

Eventos de sensibilização para a exportação, buscando apresentar as oportunidades existentes em determinados nichos no mercado internacional, com enfoque setorial.

Capacitação Empresarial em Comércio Internacional

Programa de cursos de curta duração em comércio internacional, com foco em exportação, que visa qualificar profissionais em temas relevantes na área.

Projetos de Fomento à Internacionalização

Visam apoiar o fortalecimento da internacionalização de pequenas e médias empresas catarinenses, através do intercâmbio de inovações e da realização de negócios com empresas estrangeiras.

Encontro de Negócios Setoriais

Realização de encontros de negócios em Santa Catarina/Brasil e no exterior, com enfoque setorial, buscando a concretização de parcerias entre empresas catarinenses e estrangeiras, com a finalidade de aumentar a competitividade internacional das empresas do estado.

• Realização de Workshop "Vantagens e Benefícios das parcerias internacionais"

Disseminação para as indústrias catarinenses, através de workshops a serem realizados em diversas regiões do estado, das possibilidades existentes para associação com empresas estrangeiras visando seu melhor posicionamento nos mercados interno e externo – joint-ventures, alianças estratégicas, subcontratação, fusões, licenciamento, franquia, estabelecimento de escritórios ou subsidiárias no exterior, etc.

Oportunidades de Parcerias

Criação e sistematização de um banco de dados de oportunidades de parcerias para disseminação à classe empresarial de Santa Catarina e de outros países.