Vivências da educação pautam seminário internacional promovido pelo SESI

Iniciativa que evidencia o trabalho da escola italiana de Reggio Emilia ocorre nesta segunda e terça-feira, dias 23 e 24, em Criciúma

Florianópolis, 23.7.2018 – O compartilhamento de experiências e das ações realizadas em Reggio Emilia, que se tornou referência em educação infantil no mundo, estiveram em evidência na tarde desta segunda-feira (23), durante o primeiro dia de realização do Seminário Internacional de Educação Infantil, promovido anualmente pelo SESI, entidade da FIESC. A abertura ocorreu às 13h30 com a apresentação do coral infantil do SESI e, na sequência, as educadoras Maddalena Tedeschi e Francesca Gambarini falaram sobre “A experiência de Reggio Emilia em transformação: diálogos que indicam caminhos”.

Durante a apresentação, a educadora Maddalena Tedeschi evidenciou a importância do processo educacional. “A educação é um processo de diálogo entre os alunos e os seus educadores. O ideal é que possamos nutrir sempre a curiosidade e incentivar as perguntas das crianças”, garante.

O evento realizado na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, conta com a participação de mais de 300 educadores. “Reggio Emilia é uma referência mundial de educação. Para nós da FIESC que priorizamos a educação por meio das atividades desenvolvidas, especialmente pelo Movimento Santa Catarina pela Educação e pelas atividades desenvolvidas pelo SESI e SENAI, é muito importante sempre promover esse debate e enaltecer as boas práticas”, garantiu o vice-presidente regional da FIESC, Diomício Vidal.

A importância da educação também foi destacada pela diretora do SESI de Criciúma, Jovilde Parisotto. “Recebemos com grande alegria todos estes educadores para participar conosco deste evento e compartilhar as experiências. Estamos aqui para trabalharmos e sermos os educadores que tanto sonhamos”, afirmou Jovilde.
Nesta terça-feira, dia 24, as educadoras voltam a falar com os participantes sobre conceitos, princípios e propósitos da documentação pedagógica de Reggio Emilia. Professoras do SESI Escola de Criciúma também relatam suas experiências com a metodologia italiana.

Sobre Reggio Emilia - A abordagem de educação infantil, criada no fim da Segunda Guerra Mundial na cidade italiana de Reggio Emilia, permite às escolas trabalharem, além das linguagens já conhecidas, experiências reais obtidas por meio da pesquisa e de descobertas sensoriais dos próprios estudantes. O foco está no desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças. Reggio Emilia é considerada mundialmente como a "cidade educadora".

Com informações da Agência Novo Texto Comunicação.

48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br