SESI tem inscrições abertas para torneio de robótica

Competição será realizada em Rio do Sul de 18 a 20 de outubro e integra a programação do evento Universo #VemFazerSESI que a entidade realiza para promover a iniciação tecnológica de estudantes; a entrada é gratuita e terá palestra com o astronauta Marcos Pontes

Florianópolis, 26.9.2018 – O que é necessário para se viver em uma estação espacial ou viajar para outro planeta? Crianças e adolescentes de 9 a 16 anos responderão a essa questão na nova temporada (Into Orbit) do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas, equipes de garagem, grupos de amigos ou vizinhos. As inscrições devem ser feitas até domingo (30) clicando aqui. A competição vale vaga para a fase nacional e integra o evento Universo #VemFazerSESI que a entidade realiza na unidade de Rio do Sul, de 18 a 20 de outubro. O astronauta Marcos Pontes é um dos convidados e profere palestra às 10 horas do dia 18. Inscreva-se aqui para a palestra.

No desafio do robô, os estudantes terão de realizar tarefas como impressões 3D, travessia de cratera, extração, remover e inserir módulos da estação espacial do complexo habitacional simulado na Arena, produção de alimentos, entre outros desafios. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução do maior número de missões. O design do robô também é avaliado.

Já no projeto de pesquisa, os estudantes precisam identificar um problema físico ou social enfrentado durante longas viagens de exploração espacial dentro do sistema solar e propor uma solução. No dia do evento, eles precisam apresentar em cinco minutos o projeto de pesquisa aos juízes. Os estudantes também são avaliados quanto aos valores praticados ao longo da competição.

No Brasil, o Departamento Nacional do SESI é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST LEGO League. Desde que passou a operacionalizar a competição, a entidade tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.

Universo #VemFazerSESI – Quem passar pelo evento, poderá participar de uma série de atividades makers que serão oferecidas, desafio de robôs, demonstrações e desafios com drones, impressora 3D e óculos de realidade virtual. O evento ainda conta com palestras e workshops, além do Espaço da Indústria, no qual empresas da região vão expor maquinários e tecnologias utilizadas na produção industrial.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244