SESI lança campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira

Expectativa é imunizar mais de 240 mil trabalhadores de três mil indústrias catarinenses

[[ Conteúdo de mídia não foi encontrado. ]]

Florianópolis, 23.02.2015 – O SESI/SC, entidade da FIESC, lança nesta quinta-feira (26) a campanha de vacinação contra a gripe. A expectativa é imunizar mais de 240 mil trabalhadores de três mil indústrias catarinenses. As empresas interessadas em participar da iniciativa, devem se cadastrar no site vacinacao.sesisc.org.br até o dia sete de abril.

Além da aplicação da vacina, as empresas receberão orientações sobre a campanha e os efeitos da imunização. A produção de anticorpos contra a gripe se inicia depois de 14 dias da vacinação e o pico se dá de quatro e seis semanas, sendo que a imunização dura cerca de um ano. A médica da entidade, Elisa Martinez, destaca que os vírus da doença estão em constante mutação, por isso a imunização deve ser feita por todos anualmente. “As indústrias dependem de trabalhadores saudáveis para manter a produtividade. A vacina reduz o número de faltas por causa da doença, impactando diretamente no absenteísmo”, aponta Elisa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do País. Durante uma epidemia sazonal de gripe, cerca de 5% a 15% da população é infectada, resultando em aproximadamente 3 a 5 milhões de casos graves por ano e de 250 a 500 mil mortes no mundo, principalmente entre idosos e portadores de doenças crônicas.

A prevenção contra a gripe depende também de outras ações. É importante manter a higiene, principalmente das mãos, e evitar lugares pouco arejados, além de buscar hábitos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. Mais informações no site vacinacao.sesisc.org.br, pelo email faleconosco@fiescnet.com.br ou por meio da Central de Atendimento 0800 48 1212. A campanha de vacinação contra a gripe é uma ação da Gerência da Qualidade de Vida do SESI/SC para a promoção de saúde e bem-estar dos trabalhadores catarinenses.