SESI apresenta inovações para a indústria em evento internacional na Itália

Entidade participa da mesa-redonda que precede a edição 2018 do Global Healthy Workplace Awards & Summit, evento que discute saúde, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho

Florianópolis, 6.9.2018 – O SESI, entidade da FIESC, apresentou nesta quinta-feira (06), no Global Healthy Workplace Awards and Summit, em Bergamo, na Itália, as inovações desenvolvidas para a indústria catarinense. Durante a mesa-redonda do dia, a entidade também mostrou as ações originadas a partir da Aliança Saúde Competitividade. O encontro mundial reúne representantes de diversos países para discutir saúde, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho, além de conhecer as melhores práticas mundiais de promoção de saúde em ambientes corporativos.

O diretor de Saúde do SESI, Marco Goetten, falou sobre projetos inovadores desenvolvidos pelo Centro de Inovação SESI em Tecnologias para a Saúde. Um deles é a plataforma Seif, que faz monitoramento de risco e gestão de informações de SST, além de auxiliar no planejamento, gestão, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obra. As informações de Segurança do Trabalho da empresa e de seus trabalhadores são armazenadas no sistema, que se encarrega de realizar a gestão e emitir alertas sempre que ações de correção e melhoria são necessárias.

Outra iniciativa apresentada foi o Guidoo, uma plataforma digital para que empresas de todos os portes possam implementar programas de qualidade de vida de forma descomplicada, por meio de desafios lúdicos, gamificados e colaborativos. O Guidoo se integra a diferentes dispositivos, como a balança multi-funcional, que registra dados de peso, altura, percentual de gordura e pressão arterial, permitindo que o usuário acompanhe e monitore seu status de saúde diretamente pelo celular.

“Surpreendeu a receptividade positiva que tiveram as plataformas desenvolvidas pelo SESI/SC, o que demonstra que os Programas Corporativos de Qualidade de Vida tem atingido níveis cada vez mais estratégicos nas empresas. Ainda é incipiente, mas o assunto também tem atraído a atenção de fundos de investimentos e investidores em geral, mostrando que a saúde e as condições de trabalho passarão, muito em breve, a compor as análises de investimento, tanto para evitar riscos quanto para apontar oportunidades de empresas com futuro promissor devido às suas ações de valorização do capital humano”, disse Goetten.

Aliança Saúde Competitividade

Goetten também mostrou as ações desenvolvidas pela Aliança Saúde Competitividade. Desde sua criação em 2016, já foram realizados por meio da Aliança 15 workshops em todas as regiões do Estado que consolidaram e priorizaram as necessidades das indústrias relacionadas ao tema. Mais de 600 pessoas participaram dos encontros e 378 ações foram propostas.

A Aliança Saúde Competitividade visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e de ambientes seguros para o trabalho, sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. A iniciativa dissemina conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança, e seus impactos para a competitividade das organizações. Oferece ainda, por meio dos serviços das entidades da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral. Para mais informações acesse o site www.aliancasc.org.br.

Global Healthy Workplace

Esta é a sexta edição do evento, que já foi realizado em Londres, Shanghai, Florianópolis, Washington e Singapura. Além dos debates com conferencistas internacionais e participantes de diversos países, o Global Healthy conta com a premiação de iniciativas empresariais que melhor promovem a qualidade de vida do trabalhador em âmbito internacional. Na mesa-redonda deste ano participaram organizações como International Association for Worksite Health Promotion, American University, European Network for Workplace Health Promotion, European Agency for Safety and Health at Work, University West, Health Promotion Board - Singapore, Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo – Espanha, Institute of Employment Studies, Nacional Institute of Public Health, World Health Organization, World Bank, entre outros.