SENAI e Prefeitura de Fraiburgo renovam parceria

Unidade instalada na cidade em 2013 capacita 800 trabalhadores por ano

Florianópolis, 13.6.2018 – O SENAI/SC, entidade da FIESC, e o Município de Fraiburgo renovaram a parceria para a manutenção de uma escola de educação profissional na cidade. O acordo foi assinado nesta quarta (13), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina pelo presidente da entidade, Glauco José Côrte, pela prefeita de Fraiburgo, Claudete Gheller Mathias, e pelo diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes.  Instalada originalmente em 2013, a unidade local do SENAI já realizou 4,5 mil matrículas, devendo manter em média 800 matrículas por ano.

O presidente da FIESC destacou a importância da qualificação profissional como forma de atração de investimentos. “Quando uma indústria nos procura com interesse em se instalar em determinada cidade, ela nos pergunta se lá tem SENAI”, afirmou Côrte. “Mesmo neste momento de crise, a indústria está admitindo, mas quer profissionais qualificados”, acrescentou.

Além de apoiar a permanência da escola do SENAI no município, a prefeita manifestou o desejo de ampliar a parceria, com a introdução de programas de iniciação profissional aos alunos da rede pública municipal. “Sempre reforçamos à população a necessidade e importância de estudar e se qualificar cada vez mais”, argumentou.

A unidade do SENAI em Fraiburgo conta com seis laboratórios didáticos – automação, instalações elétricas, informática, manutenção de computadores, solda e manutenção mecânica industrial –, cinco salas de aula, sala de leitura e instalações administrativas. A unidade atua em cursos de iniciação profissional, aperfeiçoamento e qualificação, cursos de aprendizagem industrial (informática, manutenção mecânica, eletricista) e o curso técnico em eletromecânica. Em 2018, a unidade iniciou, em parceria com a empresa Trombini, o curso técnico indústria de celulose e papel para 35 estudantes/trabalhadores da empresa.

Além da renovação da cooperação, o presidente da FIESC e a prefeita de Fraiburgo, com assessores, discutiram possibilidades de outras parcerias na área educacional, bem como na atração de investimentos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina