Seminário em São Bento do Sul aborda segurança hídrica

Evento foi realizado nesta quinta-feira (29). Iniciativa integra o Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense

Florianópolis, 29.11.2018 - A primeira ação da parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foi realizada em São Bento do Sul, nesta quinta-feira (29). O seminário “O Futuro da Segurança Hídrica do Planalto Norte Catarinense”, realizado na sede do IFC – Instituto Federal Catarinense, teve ainda promoção do Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de São Bento do Sul.

O vice-presidente da FIESC no Planalto Norte lembrou que o evento integra as iniciativas do Plano Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense. “A adoção de sistemas eficientes de gestão socioambiental possibilita o uso sustentável dos recursos naturais e a responsabilidade social resulta em melhor desempenho e competitividade global do setor industrial”, destacou Arnaldo Huebl.

Representantes da Fundação Grupo Boticário fizeram a apresentação do estudo “Soluções baseadas na natureza para aumento da resiliência hídrica”, desenvolvido em São Bento do Sul. O objetivo desse levantamento foi identificar os benefícios da conservação e recuperação das áreas naturais nas bacias hidrográficas do município. Seguindo a abordagem “Soluções Baseadas na Natureza”, a pesquisa considerou ainda os impactos da mudança do clima para aumento da segurança hídrica.

O seminário contou ainda com apresentações do prefeito municipal de São Bento do Sul, Magno Bollmann, que abordou a formação e atuação do Consórcio Quiriri, da Agência Nacional das Águas sobre o programa produtor de água e do Samae de São Bento do Sul a respeito do pagamento por serviços ambientais e a gestão das bacias hídricas. O evento encerrou com uma mesa redonda, debatendo estratégias e ações futuras sobre os recursos hídricos.

Com informações da Impulso Comunicação