Seminário debate situação atual dos BRICS

Encontro será realizado na segunda-feira (22), das 13h30 às 16 horas, em Florianópolis

Florianópolis, 18.9.2014 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promove seminário para debater a situação atual dos BRICS, conjunto de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro será realizado no dia 22 de setembro, das 13h30 às 16 horas, na sede da Federação, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail cin@fiescnet.com.br. Informações adicionais pelo telefone (48) 3231-4668.

O seminário terá palestra do ex-vice-presidente do Banco Mundial, Otaviano Canuto. Ele chefiou uma divisão com mais de 700 profissionais, que elaboram análises para países-clientes nas áreas de política econômica, gestão pública, além de redução da pobreza. No Brasil, Canuto foi secretário de assuntos internacionais no Ministério da Fazenda e professor de economia na USP e Unicamp.

Comércio: Em 2013, as exportações de Santa Catarina para a África do Sul, Índia, China e Rússia totalizaram aproximadamente US$ 1,2 bilhão, correspondendo a 14% das exportações totais do Estado no período. O valor representa um incremento de 78% entre 2008 e 2013. Em 2008, os embarques do Estado para o grupo de países representaram 8% do total das exportações catarinenses.

A maior parte do crescimento ocorreu por causa da evolução das exportações para a China, que tiveram incremento de 290% entre 2008 e 2013. As exportações para a Rússia também aumentaram no período, mas em termos mais baixos, 21%. No período, os embarques do Estado para a África do Sul e Índia, por outro lado, apresentaram redução 14% e 42%, respectivamente.

Em relação às importações, em 2013 Santa Catarina importou da África do Sul, Índia, China e Rússia aproximadamente US$ 5,2 bilhões, correspondendo a 35% das importações totais do Estado no período. O valor representa um incremento de 155% entre 2008 e 2013, muito acima do crescimento total das importações do Estado, que evoluíram 86% neste período. Em 2008, as importações de Santa Catarina provenientes do grupo representaram 25% do total das importações do Estado.

Dâmi Cristina Radin
Assessoria de Imprensa da FIESC