SC tem quatro projetos classificados para etapa nacional do Inova SENAI

Evento será em julho, na Capital Federal, durante Encontro Nacional da Indústria (ENAI)
Florianópolis, 06.4.2018 – Santa Catarina teve quatro projetos selecionados para a etapa nacional da Mostra Inova SENAI, evento que será realizado em Brasília, de 3 a 8 de julho, durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI). A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. Foram escolhidos, na categoria produto, a Barra de cereal funcional produzida com resíduos de tilápia e de maçã (desenvolvida em Chapecó) e o Drone for Industry 4.0, para salvamentos na água (Luzerna). Na categoria processo, que será avaliada por banca virtual, foram selecionados o atomizador ATM High Tech e o medidor de densidade de produtos cerâmicos Dap 3D, ambos de Criciúma. Os projetos foram desenvolvidos por alunos e docentes de cursos técnicos do SENAI/SC. O anúncio dos selecionados foi feito nesta sexta-feira.

Clique aqui para ver as fotos da etapa estadual da Mostra Inova SENAI, realizada em 2017 e na qual os quatro projetos aprovados para a etapa nacional também estiveram expostos.

A partir do programa, o SENAI pode aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além de estar integrado à indústria e à comunidade.

A barra de cereal funcional produzida com resíduos de tilápia e de maçã aproveita resíduos industriais (pele de tilápia e a sobra da torta da maçã resultante da extração de suco) no desenvolvimento de um produto funcional, com alto valor agregado para a indústria e de baixo custo ao consumidor.

O Drone for Industry 4.0 possui um mecanismo de transporte de boia acoplado interligado a um sistema web para auxiliar as equipes de salvamento no resgate de pessoas em situação de afogamento. Além de transportar a boia até a vítima, o drone possui um alto falante acoplado para que a equipe de salvamento converse com a vítima, para orientá-la e acalma-la até o salva-vidas chegar. O drone então levaria a boia mais rapidamente até a pessoa, o que poderia mantê-la a salva até o socorro chegar no local e efetuar o salvamento da pessoa. O drone será pilotado pelo salva-vidas que receberá o devido treinamento para este processo em situações reais.

O atomizador ATM High Tech consiste no aperfeiçoamento do processo de fabricação de produtos cerâmicos, que exige a secagem e granulação da massa. Para isso é utilizado um equipamento chamado de atomizador e que possui em seu interior lanças que bombeiam a argila dissolvida e úmida contra o calor, na parte superior do equipamento. Essas lanças formam um ângulo de 90° com a parede do atomizador. O novo proposto pela equipe do SENAI em Criciúma propõe a colocação das lanças inclinadas, com ângulos que variam de 30 graus a 45 graus, fazendo com que a suspensão de argilas com água chegue mais perto da fonte de calor, diminuindo assim a temperatura de trabalho e  aumentando o rendimento, com menor consumo de energia. Testes preliminares apontaram rendimento superior em cerca de 30% com redução de 20% na economia da energia. A instalação deste sistema é bastante simples e econômica, porém seu resultado tem sido acima do esperado.

O Dap 3D também aperfeiçoa o processo de fabricação cerâmica. As indústrias controlam a densidade aparente de placas cerâmicas na saída das prensas, para se certificar da densidade do material prensado e, desta forma, monitorar a qualidade das peças após a conformação. O controle é fundamental para garantir a estabilidade dimensional das peças após a queima. A proposta do SENAI de Criciúma consiste na utilização de um novo método com o uso de um scanner 3D. Neste modelo, o operador somente tem que pesar as peças e fornecer a informação para o sistema de scanner tridimensional que verifica o tamanho do corpo de prova e calcula a densidade aparente (DAP) das peças.