Programa Novos Caminhos inicia nova turma em Criciúma

Aula inaugural contou com a presença dos adolescentes que serão atendidos ao longo deste ano

Florianópolis, 21.6.2018 – Na tarde desta quarta-feira, dia 20, ocorreu a aula inaugural do Programa Novos Caminhos, no SENAI Criciúma. A principal finalidade do programa é qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em programas de acolhimento com idade a partir de 14 anos, visando à preparação para a vida autônoma. A iniciativa é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC).

Durante a aula inaugural, os jovens participantes puderam conhecer a didática do projeto, profissionais que estarão em contato, assim como as instalações do SENAI. Para o vice-presidente Regional Sul da FIESC, Diomício Vidal, as entidades envolvidas mostram preocupação com o futuro desses adolescentes e da educação. “Será uma grande oportunidade para eles. Com dedicação e respeito ao próximo podemos mudar este cenário. A sala de aula é o caminho para a mudança”, ressaltou o vice-presidente.

O estudante Tarciso Fernandes Espíndola Neto, de 14 anos, do SESI Escola e Jovem Embaixador da Educação, também participou do encontro e falou aos alunos do Programa Novos Caminhos sobre a importância da educação e a visibilidade proporcionada através dela. “Se não há incentivo em nossas casas, nós mesmos precisamos nos incentivar, buscar na escola, na biblioteca. Minha experiência como embaixador foi uma das melhores que já aconteceu, incentivamos as escolas parceiras para o desenvolvimento da educação”, contou Tarciso.

“Neste primeiro momento, eles irão participar do módulo inicial, que é voltado para área sociocomportamental. Depois disso, poderão escolher algum curso para realizar aqui no SENAI, podendo ser de aprendizagem, qualificação ou técnico”, complementou a analista de recrutamento e seleção do IEL, Rafaela de Souza Delfino. Participaram também do evento a diretora regional do SESI, Jovilde Parisotto e o diretor do SENAI, Maximiliano Alves, além do coordenador educacional da entidade, Rodrigo Brandelero.

Com informações de Novo Texto Comunicação

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina