Presidente da FIESC recebe diploma de Mérito Educacional

Outorga foi concedida pelo Conselho Estadual de Educação nesta terça-feira (15) em reconhecimento ao trabalho de Glauco José Côrte à frente do Movimento SC pela Educação

Florianópolis, 15.5.2018 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, recebeu nesta terça-feira (15) o diploma Mérito Educacional, concedido a personalidades de destaque na área pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). A homenagem reconhece os esforços do industrial à frente do Movimento Santa Catarina pela Educação, que congrega as federações de trabalhadores, do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (FAESC) e dos transportes (Fetrancesc).

A iniciativa é um marco de sua gestão à frente da FIESC. “A responsabilidade da educação dos jovens e dos trabalhadores é nossa também. Não é uma responsabilidade exclusiva do setor público. A iniciativa privada precisa mergulhar nesta questão e trabalhar ativamente para melhorar a qualidade da educação”, reforçou Côrte, salientando a importância do trabalho executado pelo Movimento. “Nós temos um duplo olhar para a educação: um para o jovem, tentando prepará-lo para o mundo do trabalho do século 21; de outro lado, um olhar para o trabalhador atual, que vai permanecer mais tempo ativo para ajudar a indústria a se manter competitiva”, afirmou.

O presidente do CEE, Osvaldir Ramos, destacou que o conselho apoia iniciativas que visam a contribuir para a melhoria da educação. “Côrte, em sua gestão na FIESC, coordena um Movimento que contribui significativamente com a educação, que ultrapassa as fronteiras da educação para o trabalho”, afirmou o educador. “Essa preocupação tem a marca do legado herdado de seus pais. Sendo filho de professores, fez da educação seu propósito de trabalho”, completou.

O relator do processo de outorga do diploma e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps, destacou a importância das inúmeras parcerias estabelecidas por meio do Movimento. “A FIESC trouxe importantes parceiros para Santa Catarina, como o Instituto Natura, o Itaú BBA, o Instituto Ayrton Senna”, citou. Ele enalteceu ainda a atuação em rede para a oferta de educação de jovens e adultos no Estado, protagonizada pelo Movimento. “Só vamos nos identificar como sociedade se conseguirmos olhar para trás e dar as mãos para quem ficou. Também precisamos olhar para frente, encarar as novas tecnologias. Esse olhar global, mostra a visão que o nosso homenageado tem em relação a questão educacional, de como fazer as conexões entre o passado e o futuro”, salientou.

O Movimento Santa Catarina pela Educação tem apoio ainda de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br