Plataforma interativa mostra o perfil do saneamento básico no Brasil e nos estados

Ferramenta reúne dados nacionais e estaduais, oferecendo um retrato completo sobre serviços de água e esgoto e o atendimento à população. Iniciativa é da CNI.

Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada. Metade da população não tem acesso aos serviços de coleta de esgoto. Dos efluentes coletados, apenas 45% são tratados. Além disso, 1.935 dos 5.570 municípios brasileiros (IBGE), ou 34,7% do total, ainda registram epidemias ou endemias relacionadas à falta ou à deficiência de saneamento básico. Acesse https://portaldaindustria.com.br/perfildosaneamento e saiba mais.

Para apresentar o cenário atual do setor, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta o infográfico A realidade do saneamento básico no Brasil. A plataforma interativa reúne dados de diversas fontes oficiais num único ambiente. Por ele, o internauta pode interagir com o mapa brasileiro, que muda de cor conforme se seleciona um dos quatro indicadores para o saneamento básico: índices de abastecimento de água, de coleta de esgoto, de tratamento do esgoto coletado e incidência de doenças relacionadas à deficiência no atendimento à população.

Ao clicar em cada estado e no Distrito Federal, o internauta é apresentado aos respectivos dados sobre os indicadores de saneamento básico e de ocorrências de endemias ou epidemias por conta de deficiências na cobertura. O internauta também pode conhecer números sobre os investimentos per capita realizados em cada unidade da Federação e, onde houver, detalhes da participação privada nos serviços de água e esgoto e os investimentos previstos para os próximos três anos.