No Planalto Norte, FIESC implanta primeira Câmara Regional de educação

Evento foi realizado em São Bento do Sul nesta terça-feira e grupo será vinculado à vice-presidência da FIESC na região

São Bento do Sul, 9.6.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) implantou nesta terça-feira (9), em São Bento do Sul, a primeira das 16 Câmaras Regionais do Movimento A Indústria pela Educação. A ação visa a promover o debate sobre a melhoria dos indicadores educacionais em todas as regiões do Estado. O ato ocorreu na abertura do workshop EducaRH, promovido pela FIESC em parceria com a ABRH.

“A Câmara tem o compromisso de reunir diversos atores envolvidos com o tema na elaboração de uma agenda positiva em busca de soluções regionais para problemas comuns relacionados à educação, visando ação coordenada”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. “É com o trabalho articulado de todos que poderemos melhorar o nível da educação. O resultado desse valoroso trabalho será colhido por todos no futuro. Teremos cidadãos mais conscientes, instituições mais fortes e empresas mais competitivas mundialmente. Porque a educação é o caminho para construirmos um novo horizonte”, destacou o vice-presidente regional da FIESC e presidente da Câmara local, Arnaldo Huebl.

O diretor-executivo do Movimento A Indústria pela Educação, Antônio José Carradore, destacou que a indústria catarinense compete com países onde os índices educacionais são muito superiores. “Precisamos trabalhar para avançar e colocar nosso Estado num patamar internacional de educação”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a competitividade se sustenta com inovação, tecnologia, produtividade e qualidade de vida, e que a educação é base para o seu desenvolvimento.

Atuando como órgão deliberativo, os representantes da Câmara passarão a acompanhar as metas dos Planos de Educação nos âmbitos nacional, estadual e municipal, além de indicadores educacionais de desempenho e qualidade. A ideia é socializar experiências e mobilizar esforços para o desenvolvimento da educação em todos os âmbitos.

EducaRH - A criação de planos de desenvolvimento para colaboradores foi debatida no workshop EducaRH, que a FIESC promoveu em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC). O evento abordou formas de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas, incentivando a criação de Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs).

O consultor da New Tech Soluções Integradas e Sustentáveis, Elizeu Calsing, abordou a educação e a competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades. Foram ainda apresentados cases e dinâmica sobre a organização de um plano de desenvolvimento de pessoas. O EducaRH vem sendo promovido pela FIESC em todas as suas 16 regionais, em parceria com a ABRH-SC – Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Conheça os integrantes da Câmara Regional:

- Presidente: Arnaldo Huebl, vice-presidente da Fiesc para o Planalto Norte
- Secretária de Educação de São Bento do Sul e representante da Undime, Alcione Teresinha Hinke
- Secretário de Educação de Mafra, Eutides Tavares
- Presidente do Conselho Municipal de Educação de Mafra, Maria Salete Kostecki Zatycko
- Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Bento do Sul, Sueli dos Santos Lima
- Representante da Gerência Regional de Educação do Estado, Marilei Schogl Fianco
- Diretora da Escola Básica Municipal Emílio Engel de São Bento do Sul, Rosane Bello Rank
- Diretora do Colégio Estadual Orestes Guimarães de São Bento do Sul, Regeane Beckert
- Diretor da Mademafra Madeiras de Mafra, Valdecir Valoja de Collo
- Diretor da Madeireira EK de Mafra, Amauri Eduardo Kollross
- Diretor da Moveis Irimar de Rio Negrinho, Vianei Amilcare Zappellini