Uma das conquistas foi na olimpíada Canguru de Matemática, na qual estudantes de Brusque e de Criciúma ganharam 10 medalhas de prata, 11 medalhas de bronze e 7 medalhas de mérito

                        
Florianópolis, 31.5.2019 – A matemática vem transformando a vida de estudantes do SESI SENAI que descobriram a paixão pelos números. No mês de maio, quando é celebrado o dia da matemática (6 de maio), eles obtiveram importantes conquistas em olimpíadas e premiações nacionais que mobilizaram estudantes de todo o país. Uma delas foi a Canguru de Matemática, na qual participaram 450 mil estudantes brasileiros, dentre os quais alunos de Brusque e de Criciúma que ganharam 10 medalhas de prata, 11 medalhas de bronze e 7 medalhas de mérito (pelo bom desempenho).

Seis escolas do ensino médio SESI SENAI participam da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) - Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste. As provas da primeira fase ocorreram no dia 21 de maio. Se avançarem, os estudantes disputam a segunda etapa no dia 28 de setembro. Trinta alunos de Joinville também estarão da Olimpíada Regional de Matemática que realiza a primeira fase no dia 18 de junho. 

“A participação dos alunos em competições amplia e incentiva o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. É uma forma de contribuir para a melhoria do ensino da disciplina e favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada”, frisa a gerente de educação básica da FIESC, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra.

Jovens e adultos em competições

Alunos da educação de jovens e adultos de Caçador e Brusque conquistaram o prata na etapa estadual da olimpíada Matemática Sem Fronteiras. O bom desempenho das equipes garantiu a vaga na fase nacional da competição, na qual conquistaram medalhas de bronze.

Outro resultado importante é o registrado no simulado da Prova Brasil, do qual participaram alunos do ensino fundamental das escolas do SESI de Brusque, Criciúma e Rio do Sul. Todas as turmas do 9º ano obtiveram o resultado ‘Adequado’ e, no 5º ano, o resultado ‘Avançado’, que corresponde aos alunos que dominam completamente suas competências e ainda são capazes de solucionar questões que envolvem temas considerados complexos para a etapa. 

A matemática no SESI

O investimento no ensino da matemática ganhou reforço em 2015, quando a entidade deu início à implantação das salas SESI Matemática. Hoje são 12 espaços dedicados ao ensino da disciplina. Desmistificar o ensino da matemática é um dos propósitos do programa. A iniciativa, que associa práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online, ensina a matemática de uma maneira mais leve e divertida. O programa inclui kits com materiais didáticos e bibliografia básica; formação continuada de professores; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico.

O ensino da matemática também está presente na robótica, que tem levado dezenas de estudantes do SESI SENAI para competições internacionais. A disciplina também é fundamental na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. É uma das áreas trabalhadas na abordagem STEAM, da sigla em inglês Science, Technology, Engineering Art-Design e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), que é trabalhada nas escolas do SESI e SENAI.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco