Na Jornada, FIESC lança publicações

Livro Histórias da Indústria reúne a trajetória de 30 empresários catarinenses; outras duas obras abordam a história do Movimento SC pela Educação e projetos de estudantes do SENAI e do IFSC

Florianópolis, 28.6.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou nesta quinta-feira (28), três publicações: uma sobre a trajetória de industriais catarinenses; outra sobre a história do Movimento Santa Catarina pela Educação; e a terceira sobre projetos desenvolvidos por estudantes do SENAI/SC e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os lançamentos integraram a programação da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense.

O livro Histórias da Indústria reúne a trajetória de 30 empresários catarinenses de todas as regiões do Estado que ajudaram a tornar Santa Catarina numa potência industrial. “As histórias contadas neste livro sublinham valores muito bem assentados em Santa Catarina, que foram determinantes para tornar o Estado um dos mais prósperos do País. Nestas histórias de vida e superação sobressaem-se o apreço pelo trabalho, a visão empreendedora e a vontade de realizar algo relevante”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, ao lançar a publicação na noite desta quinta-feira (28).

A obra Movimento Santa Catarina pela Educação: por uma agenda comum pela Educação para o Mundo do Trabalho conta o histórico da iniciativa criada pela FIESC em 2012, quando ainda se chamava A Indústria pela Educação. Os desafios propostos são que todos os trabalhadores da indústria possuam educação básica completa até 2024 e educação profissional compatível com a função exercida. Mais à frente, com a adesão das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc) e da Agricultura (Faesc), os mesmos desafios foram propostos aos trabalhadores destes setores.

Já o livro Ensinar é aprender chega à sua segunda edição relatando 45 projetos de estudantes de cursos técnicos do SENAI e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), convidado a compartilhar o que foi desenvolvido em suas unidades. Todas as iniciativas foram concebidas e aplicadas visando incentivar o pensamento crítico e lógico para resolução de problemas complexos, além de aprimorar a habilidade para comunicação oral e escrita e o desenvolvimento de uma atitude empreendedora, multicultural e criativa. O livro foi elaborado com o apoio de 116 educadores.

A Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense é uma realização da FIESC com patrocínio de SESI, SENAI, PREVISC, CrediFIESC e BRDE e com o apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa. O evento terá suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) inventariadas, utilizando a metodologia GHG Protocol, e compensadas por meio de restauro florestal de Mata Atlântica. É uma iniciativa do Plano Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense da FIESC.

48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br