Na FIESC, jornalista Moacir Pereira analisa cenário político e eleições

Na última reunião de diretoria da gestão de Glauco José Côrte, também foi apresentada aos empresários a Carta da Indústria

Florianópolis, 10.08.2018 – O cenário eleitoral para o governo catarinense está mais claro do que o da Presidência da República, analisa o comentarista de política do grupo NSC Moacir Pereira. Ele fez uma avaliação do panorama político-eleitoral para a diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), reunida nesta sexta-feira, dia 10, em Florianópolis. Para ele, em Santa Catarina há uma tendência de polarização entre dois candidatos, enquanto que em nível nacional as possibilidades estão muito abertas. Esta foi a última reunião coordenada por Glauco José Côrte, que encerra nesta sexta sua gestão à frente da entidade.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica da reunião de Diretoria da FIESC

Durante a reunião foi apresentada aos diretores da FIESC a Carta da Indústria, que será debatida com os candidatos a cargos eleitorais em 2018. O documento contempla temas como educação, capital humano, saúde e segurança, inovação e empreendedorismo, infraestrutura, internacionalização, investimentos e mercado. A Carta da Indústria reflete o Mapa Estratégico da Indústria, que contabiliza 24 temas prioritários e 56 objetivos, gerando um total de 83 indicadores. Para sua elaboração, foram ouvidos 335 industriais, 327 trabalhadores e instituições parceiras. Além disso, na estrutura da própria FIESC também foram ouvidos os 141 sindicatos filiados, os 16 vice-presidentes regionais e os três de assuntos estratégicos, as 22 câmaras especializadas, os conselhos Estratégico e de economia, as áreas especializadas.

“A carta segue alinhamento com a metodologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a inclusão de objetivos e metas”, disse Côrte. O empresário destacou a importância das eleições para que o Estado consolide sua trajetória de crescimento harmônico em todas as regiões. “SC não consegue equacionar os problemas da infraestrutura física”, acrescentou. Côrte destacou ainda que a Carta já foi enviada aos candidatos a governador e será discutida com eles no evento Diálogo com os Candidatos ao Governo do Estado, no dia 20 de agosto, às 18h30min, na sede da Federação.

O vice-presidente da região Centro-Oeste, Márcio Dala Lana, fez um relato sobre a missão comercial ao Paraguai, realizada de 8 a 13 de julho, com 76 participantes, representando 57 empresas. A missão teve rodadas de negócio e visita a feiras, indústrias e ministério da indústria e comércio.

Por sua vez, o vice-presidente para Assuntos Estratégicos Rui Altenburg apresentou os resultados da missão comercial à Colômbia, com destaque para a visita à Colombiamoda. Foram 27 participantes, de SC e mais seis Estados brasileiros. Além da feira, foram visitadas indústrias daquele País.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina