Inovação une futuro da construção civil e economia do mar em SC

FIESC apresentou nesta quinta-feira (04) rotas de crescimento para estes segmentos até 2022

Acesse as fotos do evento em Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú, 04.12.2014 – A adoção de novas tecnologias e o desenvolvimento constante de soluções inovadoras são os principais objetivos a serem alcançados pelos segmentos de construção civil e economia do mar para seguirem com crescimento robusto em Santa Catarina. Estes dados integram as rotas de crescimento elaboradas para estes setores no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). O material foi lançado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quinta-feira (04), em Balneário Camboriú.

"Santa Catarina tem um potencial forte, uma indústria que investe muito em inovação e está atualizada tecnologicamente. O que nós queremos com estes estudos é dar subsídios para a atração de novos investimentos e para que os industriais catarinenses possam planejar o seu futuro", afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Para a indústria da construção civil, as ações indicadas incluem o desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias construtivas através de convênios com centros de pesquisa e instituições de ensino. Para que este movimento se intensifique são sugeridas a criação de linhas de fomento voltadas à inovação, a criação de incentivos tributários a empresas que investem em pesquisas e o desenvolvimento e disseminação de um banco de dados de novas tecnologias para o setor.

Ao todo, são listadas 109 ações no curto, médio e longo prazos. Além de inovação, elas buscam incrementar a produtividade e a sustentabilidade do segmento, que responde por 6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e tem empregos concentrados, principalmente, em Florianópolis, Joinville e Chapecó.

Já o material sobre a economia do mar aponta várias possibilidades de crescimento via inovação na exploração de recursos oceânicos, com 21 indicações de ações específicas para o fomento desta atividade. Com a meta de se tornar líder nacional em produção de alimentos do mar, o documento aponta 24 ações de incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento à aplicação de novas tecnologias no segmento.

Além destes dois setores, a área de economia do mar integra, ainda, as atividades de indústria naval e portos e transportes marítimos, o que levou ao desenvolvimento de 257 sugestões de ações ligadas a cadeia produtiva, políticas públicas, recursos humanos e parcerias estratégicas, entre outros temas.

"O desenvolvimento da nossa indústria não depende só da capacidade do nosso industrial, ela está condicionada a uma série de fatores que implicam na própria sobrevivência da indústria. E o PDIC vai estabelecer condições para que a indústria se desenvolva", disse Maurício Cesar Pereira, vice-presidente da FIESC para a Foz do Rio Itajaí.

A apresentação em Balneário Camboriú integra uma série de lançamentos de rotas pelo Estado. No dia 02 foram apresentadas, em Blumenau, as conclusões sobre os setores têxtil e de confecção. A cidade de Criciúma será palco, no dia 08, do lançamento das rotas para os setores de cerâmica, produtos químicos e plástico. No dia 10 será a vez de Florianópolis, que sediará apresentação voltada para os setores de saúde, energia e indústria emergentes, que inclui, entre outros, as indústrias automobilística e aeroespacial.

O PDIC já teve lançadas, entre outubro e novembro, as rotas de crescimento para os segmentos de metalurgia e metalmecânica, em Joinville, e tecnologia da informação e comunicação, na Capital. Para os próximos meses, estão previstas ainda as conclusões dos trabalhos sobre os ramos de móveis e madeira, agroalimentar, celulose e papel, meio ambiente, bens de capital e turismo.

Acesse as rotas setoriais da economia do mar e da construção civil.

Histórico - Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos "portadores de futuro" em todas as regiões do Estado. Na sequência, em associação com universidades e instituições de pesquisa, foram realizados estudos e painéis relativos a todos os setores, com atividades em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São Bento do Sul. E agora, com o lançamento das rotas estratégicas que comporão o Masterplan, tem início a terceira etapa do PDIC 2022. O plano conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A apresentação das rotas estratégicas do PDIC tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação Diários do Interior Santa Catarina (ADI SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori SC) e do Sindicato as Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor-SC).

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC