Indústria & Competitividade debate impacto do custo da energia para o setor

Publicação também traz entrevista com o economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman

Florianópolis, 26.11.2014 - Eletricidade, produtividade, remédios e startups são alguns dos temas abordados em profundidade na quinta edição da revista Indústria & Competitividade. A publicação foi lançada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na sexta-feira, 21 de novembro, durante a reunião de diretoria da instituição. A matéria de capa mostra como a elevação dos preços da energia elétrica, um dos principais insumos industriais, prejudica a competitividade de toda a indústria catarinense, que paga uma das tarifas mais caras do mundo. Além dos problemas gerados pela crise estrutural do setor elétrico, a elevada carga tributária sobre o insumo penaliza a indústria.

Na entrevista principal da edição, o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, defende que o aumento da produtividade brasileira é o jeito de o País reencontrar o rumo do crescimento, pois o modelo dos primeiros anos do século 21 já se esgotou. Os ingredientes para a elevação da produtividade da economia são a adoção de uma agenda de reformas, mais investimentos em infraestrutura e educação.

Setores industriais tradicionais e de vanguarda são temas de reportagens. A indústria farmacêutica, setor tradicional, tem condições de se firmar como um dos mais competitivos de Santa Catarina nos próximos anos, de acordo com o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC). Outra reportagem traz um perfil das startups catarinenses, pequenas empresas com potencial de rápido crescimento que são apoiadas por fundos de capital de risco e os chamados “investidores anjos”.

A revista trata ainda de temas como a força do associativismo empresarial, em que empresas concorrentes se unem para resolver problemas comuns, e a oportunidade oferecida pelas parcerias público-privadas (PPP) para acelerar a agenda da infraestrutura do Estado.

Também traz reportagem sobre o envolvimento dos pais na educação dos filhos e um perfil do empresário Willy Frey, além de artigo sobre a indústria automotiva catarinense.

Clique aqui para fazer o download da publicação.