Possibilidade de aumento de 13% na tarifa do insumo no início de 2019 e vencimento de contratos de fornecimento foram discutidos pela Câmara da Energia da FIESC

Florianópolis, 26.7.2018 – Depois do reajuste de 26% na tarifa do gás natural em Santa Catarina no início deste mês, a possibilidade de novo aumento do insumo na ordem de 13% no início de 2019 preocupa a indústria de Santa Catarina. O tema foi apresentado na reunião da Câmara de Energia da FIESC, nesta quinta (26) pelo presidente da SC Gás, Cosme Polêse, e pelo gerente de regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Silvio Cesar dos Santos Rosa. O aumento assim como a taxa estão previstos dentro das atuais condições econômicas, mas podem se modificar caso ocorram variações – cambiais, por exemplo.

Outros fatores geram incertezas quanto à tarifa do gás natural e mesmo de seu fornecimento. O primeiro deles é o modelo de remuneração da SC Gás, que será alterado também no início de 2019 e será colocado em consulta pública nos próximos meses. Além disso, em 2020 vencem os contratos de fornecimento pela Bolívia à Petrobras e da petrolífera com a SC Gás. “A Petrobrás já sinalizou que pretende reduzir suas operações com gás natural e pode nem mesmo renovar esses contratos. Surgem outras possibilidades, como a compra direta na Bolívia pela SC Gás e outras concessionárias da região Sul e Mato Grosso do Sul ou mesmo pelas indústrias consumidoras”, explica o presidente da Câmara de Energia da FIESC, Otmar Muller. Ele salienta que uma nova lei de regulação do mercado de gás natural tramita na Câmara Federal. No entanto, o ritmo lento da aprovação dessas normas traz incertezas para os envolvidos, adiando as decisões providências.