Gustavo Franco participa de eventos na FIESC

Dia 13, às 9 horas, o ex-presidente do Banco Central faz a palestra Perspectivas da Economia Brasileira

Florianópolis, 2.3.2017 – O economista Gustavo Franco participará de eventos na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nos próximos dias 12 e 13 de março. Na segunda-feira (12), a partir das 19h30min, ele lança seu livro A Moeda e a Lei, em evento promovido pelo Instituto de Formação de Líderes, com apoio da FIESC.

No dia 13, a partir das 9 horas, também na sede da FIESC, a palestra é organizada pela entidade e será sobre perspectivas da economia brasileira. As inscrições são  gratuitas e devem ser feitas no site fiesc.com.br na área “agenda” (ou clique aqui para se inscrever).

Gustavo Franco está entre os mais importantes e influentes economistas do país. Começou sua carreira no setor público em maio de 1993, como Secretário Adjunto de Política Econômica quando Fernando Henrique Cardoso assumiu o Ministério da Fazenda. Foi presidente do Banco Central do Brasil, e também diretor da Área Internacional do Banco Central entre 1993 e 1999.  Foi o mais jovem entre os presidentes do Banco Central no período democrático e foi quem presidiu a instituição em 1998, quando se observou a menor taxa de inflação de todo o período de existência do Banco Central: 1,6% ao ano de acordo com o IPCA.

Gustavo teve participação central na formulação e operacionalização do Plano Real, bem como nos debates associados à estabilização e às reformas que se seguiram. Conduziu diretamente operações em mercados da câmbio e juros, negociações financeiras internacionais (Plano Brady, acordo com o FMI em 1998), lançamentos de bônus da República, reestruturações bancárias (PROES, PROER, privatizações) e aspectos regulatórios próprios das atividades de bancos centrais.

Depois de deixar o Banco Central, fundou a Rio Bravo Investimentos, que atua em áreas como fundos imobiliários, créditos estruturados, securitizações e “private equity”. Com cerca de R$ 10 bilhões sob gestão, a Rio Bravo está associada, desde 2016, à Fosun, um dos mais destacados grupos privados chineses.

Gustavo participa e participou de diversos conselhos consultivos e de administração (empresas como NuBank, Daycoval, Unik, BMFBovespa, Via Varejo, Telemig entre outras), é professor do Departamento de Economia da PUC-Rio (desde 1986) e escreve regularmente para O Globo e para O Estado de São Paulo. Tem dezesseis livros publicados não apenas sobre economia, mas também sobre temas econômicos em Machado de Assis, Fernando Pessoa, Goethe e Shakespeare.

É bacharel (1979) e mestre (1982) em economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD (1986) pela Universidade de Harvard.