Grupo avalia modelo de gestão e pauta do Fórum pelo Oeste

Três grandes frentes serão trabalhadas: infraestrutura, energia e retorno do ICMS

Joaçaba, 17.9.2014 - Reunião realizada nesta terça-feira, dia 16, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Joaçaba, reuniu aproximadamente 60 representantes de entidades e organizações da região de abrangência do Fórum de Desenvolvimento e Competitividade do Oeste. O Fórum iniciou em 2012 por meio de uma iniciativa da Unoesc e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no âmbito das vice-presidências da Federação em São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia e Joaçaba.

O presidente do Fórum e diretor-geral da Unoesc Chapecó, Ricardo Antônio de Marco, apresentou, em Joaçaba, o plano de gestão do Fórum, que tem o objetivo de buscar apoio para os anseios regionais, além de elevar a competitividade. "É uma estrutura administrativa, de monitoramento da região, que possui uma condição jurídica para receber recursos", disse.

O Fórum também terá as seguintes comissões técnicas: relacionamento institucional e integração macrorregional; tecnologia e inovação; educação, saúde, infraestrutura e logística; controle e segurança; desenvolvimento econômico e desenvolvimento e sustentabilidade. A partir delas será criado um banco de dados que servirá de subsídio para construir um plano de ação para os objetivos estratégicos do Fórum.

De Marco destacou que foram elencadas 12 prioridades, já entregues ao Fórum Parlamentar Catarinense. "Agora estamos trabalhando em três frentes: infraestrutura, manutenção e readequação das estradas vicinais e BRs; energia elétrica e retorno do ICMS", explicou, lembrando que em Joaçaba a pauta principal é a BR-282.

Para o vice-presidente da FIESC para o Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana, o número de participantes na reunião em Joaçaba mostrou a seriedade do Fórum e sua importância para as demandas regionais. "Precisamos agora mostrar o que está sendo desenvolvido e sensibilizar todos para os anseios da nossa região".