Glauco José Côrte, da FIESC, é eleito vice-presidente da CNI para o Sul

Chapa liderada pelo atual presidente, Robson Braga de Andrade, foi eleita por unanimidade
Florianópolis, 08.5.2018 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Glauco José Côrte, foi eleito vice-presidente executivo para a Região Sul da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na chapa liderada pelo empresário Robson Braga de Andrade. A eleição, por unanimidade, ocorreu nesta terça-feira, dia 8, em Brasília e reuniu o Conselho de Representantes da Confederação, composto por delegados das federações das indústrias dos Estados e do Distrito Federal. A posse será em 31 de outubro e o mandato se estende até 2022.

“Espero, nas novas responsabilidades, continuar contribuindo para o aumento da inovação e da competitividade da indústria, sobretudo estimulando a elevação da escolaridade dos jovens e dos trabalhadores, qualificando-os para o novo mundo do trabalho, representado pela chamada Industria 4.0”, disse Côrte após a eleição.

Os cargos de vice-presidentes executivos foram instituídos para a gestão 2018-2022 e representam cada uma das regiões do país. Nesta condição foram eleitos também o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), Antonio Carlos da Silva; o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Gadelha, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf; e o delegado junto à CNI da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Paulo Afonso Ferreira.

Robson Braga de Andrade ressaltou os desafios a serem enfrentados nos próximos quatro anos. Além de reafirmar o compromisso de defender a continuidade das reformas estruturais, como a da Previdência Social, ele lembrou da importância da conclusão da agenda microeconômica e de medidas de redução da burocracia. Andrade também citou os desafios colocados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, ressaltando que o crescimento sustentado do país não ocorrerá fazendo mais do mesmo. “As reformas econômicas e institucionais são imprescindíveis para alcançarmos novos patamares de competitividade e de produtividade”, disse.

Côrte já integra, como vice-presidente, a diretoria da CNI. Nos últimos anos, a entidade teve atuação destacada em prol da agenda de reformas estruturais, necessárias para se consolidar soluções perenes para os gargalos históricos à competitividade do país. Na área trabalhista, a entidade foi fundamental na defesa da regulamentação da terceirização e da modernização das leis do trabalho, ambas conquistadas em 2017. No campo da infraestrutura, defendeu o fim da participação mínima da Petrobras em blocos do pré-sal, medida aprovada em 2016 e essencial para destravar investimentos no setor de óleo e gás brasileiro.

Destaca-se também a implantação da rede de 25 Institutos SENAI de Inovação e a consolidação a rede de 57 Institutos SENAI de Tecnologia em todo o país. Coordenadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as estruturas oferecem serviços técnicos, tecnológicos e de inovação, que contribuem para tornar a indústria brasileira mais competitiva. O SENAI também foi reconhecido internacionalmente como referência em educação profissional pela Organização das Nações Unidas (ONU) e colocou o Brasil, pela primeira vez na história, em primeiro lugar na maior competição internacional de educação profissional, a WorldSkills, em 2015.

Veja a nominata completa da nova diretoria da CNI:

DIRETORIA

Robson Braga de Andrade