FIESC orienta empresas sobre certificado de origem digital

Cursos serão realizados em Joinville (8/8), Blumenau (11/8) e Rio do Sul (12/8) para profissionais de comércio exterior. Inscrições são gratuitas.

Florianópolis, 1º.8.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizará treinamento em certificação de origem digital e Sistema COD Brasil para indústrias de Joinville (8/8), Blumenau (11/8) e Rio do Sul (12/8). O certificado de origem é o documento que atesta a origem da mercadoria que está sendo comercializada entre países que mantêm acordos comerciais, com o objetivo de conceder redução ou isenção do imposto de importação, garantindo o acesso preferencial de produtos ao mercado externo.

O Sistema COD Brasil facilita a tramitação dos documentos necessários para a emissão do certificado de origem, permitindo às empresas exportadoras a inserção on-line das informações.

O curso é voltado para representantes de empresas exportadoras e prestadores de serviços em comércio exterior. Serão debatidos temas como conceito do certificado de origem e vantagens na emissão, documentos exigidos, países com os quais o Brasil têm acordos comerciais e o passo a passo para utilização do Sistema COD Brasil.

O treinamento será ministrado pela analista de comércio internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Camilla Mafissoni. As inscrições são gratuitas. Veja abaixo como se inscrever em cada cidade.

Joinville
Data: 8 de agosto
Local: Associação Empresarial de Joinville (Acij)
Endereço: Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2.550, Saguaçu
Horário: das 14h às 18h
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: rubem@acij.com.br. Informações adicionais pelo telefone 47 3461-3366

Blumenau
Data: 11 de agosto
Local: Associação Empresarial de Blumenau (Acib)
Endereço: Rua Antônio Treis, 607 – 2º andar – Centro Empresarial de Blumenau
Horário: das 9h às 17h
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: financeiro@acib.net. Informações adicionais pelo telefone 47 3326-1230.

Rio do Sul
Data: 12 de agosto
Local: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (Simmmers)
Endereço: Rua XV de novembro, 73, centro
Horário: das 9h às 17h
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: executivo@simmmers.com.br. Informações adicionais pelo telefone 47 3521-3135.

Dâmi Cristina Radin
damicr@fiesc.com.br