FIESC lança diretriz para estimular inclusão em suas entidades

Um dos objetivos do plano “Incluir para Crescer” é ser orientador sobre diversidade e inclusão para a indústria catarinense

Florianópolis, 31.03.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou a seus gestores nesta terça-feira (31) sua diretriz de diversidade e inclusão. O material, intitulado “Incluir para Crescer”, define o direcionamento para a atuação das entidades da FIESC em relação ao tema. A partir dele, serão desenvolvidos planos de ação nas unidades regionais da Federação.

“Com isso, buscamos enriquecer cada vez mais o nosso relacionamento, promovendo um ambiente de trabalho melhor, mais motivador. Que inspire a criatividade, a inovação, o trabalho em equipe. Isso certamente nos ajudará a superar os grandes desafios que nós temos pela frente”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Ele ressalta ainda que a diretriz deve ter influência além da Federação. “Sabemos da importância da FIESC e suas entidades para as indústrias catarinenses na mobilização e influência para uma gestão saudável”, afirma, na abertura do documento.

O lançamento contou com palestra de Marta Gil, consultora na área da inclusão de pessoas com deficiência e autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” (Editora SENAI, 2012).

“A inclusão melhora o desempenho da empresa como um todo”, afirmou Marta, citando ganhos como a humanização do ambiente de trabalho, o desenvolvimento da capacidade de adaptação da empresa e a melhoria da imagem da corporação nas áreas interna e externa.

Ela pondera, no entanto, que “deficiência não é profissão, não define a pessoa” e que, portanto é preciso estimular e apoiar o desenvolvimento profissional destes trabalhadores.

Entre os pilares da diretriz lançada nesta terça-feira estão o tratamento com equidade entre os trabalhadores, o estímulo à geração de ideias, o desenvolvimento da adaptabilidade e a liderança pelo exemplo.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC