FIESC e ZEN inauguram espaço para promover conhecimento

Academia do Saber atenderá colaboradores e familiares por meio de programas educacionais e de desenvolvimento pessoal

Brusque, 17.11.2014 - Ampliar o acesso à informação e ao conhecimento para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e o desenvolvimento da sociedade. Esse é o objetivo da Academia do Saber, um espaço inaugurado nesta segunda (17), em Brusque, pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI/SC, e a indústria metalúrgica ZEN. A iniciativa atenderá aproximadamente mil colaboradores da empresa, seus familiares e também a comunidade por meio de treinamentos de qualificação profissional.

O espaço, de aproximadamente 300 m², conta com um auditório, duas salas de treinamento e sala equipada com 13 computadores. Durante a inauguração da área, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, enalteceu a iniciativa dos empresários da ZEN. "Para nós é sempre uma grande alegria participar de eventos relacionados à educação e o aumento do nível de escolaridade do trabalhador", afirmou. "Por trás de toda a tecnologia e dos equipamentos modernos temos as pessoas. O que diferencia uma indústria da outra são os talentos que atrai, retém e desafia. A inovação e a qualidade dos produtos dependem desses talentos. Aqui na Zen há essa preocupação", completou Côrte.

Para Gilberto Heinzelmann, presidente da ZEN e conselheiro do Movimento A Indústria pela Educação da FIESC, a inauguração representa o compromisso da ZEN com o desenvolvimento das pessoas, com a competitividade e sustentabilidade da empresa. "Desde sua fundação, há mais de 50 anos, a ZEN valoriza a busca pelo conhecimento. Acreditamos que a Academia do Saber seja uma forma de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da indústria", afirma Heinzelmann.

Um dos fundadores da empresa, Hilário Zen, destacou o orgulho de inaugurar a Academia do Saber e lembrou que o início de todas as ações educacionais foi um curso técnico de mecânica que realizou em São Paulo por correspondência. "A base de todo o nosso ensino foi esse curso. Este é o melhor presente que podemos oferecer: mais oportunidades, para mais pessoas", disse.

A companhia realizou em 2013 55 mil horas de treinamento. Mais de mil bolsas de estudo foram concedidas aos trabalhadores e os investimentos em educação trazem resultados que refletem no crescimento profissional e nos índices de segurança da empresa: mais de 50% das oportunidades abertas são preenchidas por profissionais internos e a conscientização dos colaboradores para um comportamento mais seguro é responsável pela redução no índice de afastamentos em 78%.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC