FIESC e INSS firmam parceria para reabilitar trabalhadores afastados

Parceria iniciará projeto-piloto de unidade que desenvolverá ações em benefício dos industriários

Florianópolis, 22.09.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinam, nesta sexta-feira (23), termo de cooperação que visa ao desenvolvimento de ações em conjunto para a reabilitação de trabalhadores afastados. A iniciativa também prevê uma unidade de operações-piloto onde o SESI e o INSS poderão ampliar ações em benefício dos industriários. O documento, que será assinado pelos presidentes da FIESC, Glauco José Côrte, e do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, firma também a adesão do Instituto na realização de ações a serem promovidas pela Aliança Saúde Competitividade.

De acordo com o INSS, por ano, no Brasil, cerca de 500 mil pessoas são declaradas afastadas por tempo indeterminado, mas somente 50 mil delas têm acesso à reabilitação profissional. Em Santa Catarina, mais de 20 mil pessoas também não tem acesso a esse tipo de serviço. Neste primeiro momento, o SESI planeja criar um modelo de trabalho que mostre métricas de impacto desse cenário no Estado e quanto o INSS conseguiria economizar com um programa em conjunto para a reabilitação de trabalhadores. As expectativa é que as pessoas possam se recuperar de um quadro de doença em um prazo menor, por meio de novas formas de tratamento.

A atuação do SESI em conjunto com o INSS já ocorre em alguns municípios de forma pontual e isolada. Em Capinzal, por exemplo, as entidades já desenvolvem ações de reabilitação profissional em parceria com indústrias locais. Em Joinville está se iniciando um diálogo para cooperação de ações voltadas para a requalificação dessas pessoas, uma vez que nem todos os afastados conseguem desempenhar as mesmas funções de antes. Por este motivo, esses trabalhadores passam por uma reabilitação vocacional, onde são oferecidos cursos de educação básica para jovens e adultos, entre outros.

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 8421-4224