FIESC e ABRH-SC querem fortalecer qualificação profissional em Joaçaba

Workshop EducaRH foi realizado no SENAI de Joaçaba e reuniu aproximadamente 40 profissionais do setor de recursos humanos da região

Florianópolis, 7.4.2015 – Aproximadamente 40 profissionais de recursos humanos de empresas da região Meio-Oeste participaram na manhã desta quarta-feira, dia 8, no SENAI em Joaçaba, do workshop EducaRH. O evento foi promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Movimento A Indústria pela Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC).

Esse foi o segundo encontro de um cronograma que prevê ao todo 16 workshops pelo Estado. O primeiro aconteceu na terça-feira, dia 7, em Concórdia e o terceiro ocorre na quinta-feira, dia 9, em Caçador. O objetivo principal do evento é suprir a demanda por profissionais qualificados, além de coletar informações sobre critérios, necessidades e prioridades de ação do setor considerando a realidade local.

O vice-presidente da FIESC para a região Centro-Oeste, Márcio Luis Dalla Lana, afirmou que o encontro é um aprendizado para os participantes. “Aprendizado esse que será lançado posteriormente dentro de cada empresa. Pelo que observamos aqui, esse é o início de um projeto que em outubro vai nos apresentar uma visão estadual, mas também com foco local. Desde já sabemos que a capacitação é fundamental”, destacou.

Na abertura do encontro, o diretor-executivo do Movimento A Indústria pela Educação, Antônio José Carradore, ressaltou que “o Movimento visa mobilizar, articular e influenciar a indústria, o poder público e a iniciativa privada para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino”. Entre os desafios citados está a busca pela escolarização básica completa dos trabalhadores até 2024, tendo uma educação profissional e tecnológica compatível com a sua função. O diretor-executivo lembrou que apenas nos últimos três anos a FIESC, por meio do SESI, SENAI e IEL, capacitou mais de 870 mil pessoas.

No final do evento, os profissionais participaram de dinâmica para arrecadar respostas para três questionamentos vivenciados no cotidiano. Para Adriana Lemos, do setor de recursos humanos da empresa Andrade Materiais de Construção, é necessário estar em constante aprendizado “Conseguimos levar conhecimento para as nossas empresas podendo assim incentivar nossos colaboradores a se qualificar”, afirma.

Federação das Indústrias de Santa Catarina
imprensa@fiescnet.com.br