FIESC debate mecanismos de defesa no comércio internacional

Evento realizado nesta terça-feira esclareceu sobre regulamentação da Organização Mundial do Comércio

Florianópolis, 09.06.2015 – As normas de valoração aduaneira e de combate ao dumping foram debatidas no Workshop de Defesa Comercial, realizado pela Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta terça-feira (09). No evento, foram explicados os recursos que podem ser utilizados para resguardar as empresas de práticas abusivas de concorrentes internacionais.

Para a palestrante Josefina Guedes, diretora da GBI Consultoria Internacional, não se trata de protecionismo, mas de uso das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) para o fair trade. Ela afirma que a utilização destes recursos pode ajudar as empresas a se manterem competitivas neste mercado tão agressivo, independentemente da variação na cotação do dólar.

De acordo com Maitê Bustamante, presidente da Câmara, o workshop cumpriu seu papel de orientar as empresas, contribuindo para que o setor produtivo catarinense prospere no mercado internacional a médio e longo prazos.