Docentes das Escolas de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha e Dom Jaime Câmara participaram nos dias 26 e 27 de formação

Florianópolis, 3.10.2016 – Professores das Escolas de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha e Dom Jaime Câmara, ambas de Florianópolis, participaram na última semana, nos dias 26 e 27 de setembro, de formação oferecida por equipe de educadores da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). As escolas, que são parceiras do Movimento Santa Catarina pela Educação, conheceram nos dois dias de curso estratégias de ensino utilizadas pelas redes SESI e SENAI para atrair a atenção dos alunos em sala de aula. Cerca de 60 profissionais participaram da capacitação. 

De acordo com a diretora da escola Dom Jaime Câmara, Soraya Antoni, o curso contribuiu de diversas formas para o aprimoramento do grupo. “Foi uma experiência de fortalecimento de vínculos dentro do grupo. Conseguimos pensar coletivamente nossa realidade de uma forma leve e interessante. Espero que possamos transformar tudo isso na nossa prática”, avalia. A escola, que passou por diagnóstico realizado pelo Movimento Santa Catarina pela Educação para ingressar no projeto Escola parceira: educação que faz sentido, possui mais de 470 alunos, de acordo com o último Censo Escolar (2015). 

A professora Cenira da Silva, que participou da capacitação, reforça que o desenvolvimento de competências não-cognitivas entre os docentes também é importante. “Pessoas são complexas, por isso, seria importante uma vivência voltada para o exercício das competências socioemocionais. Nossos professores precisam otimizar o tempo e qualificar a convivência”, pontua. 

“Foram dois dias de intenso pensar revendo pontos adormecidos na escola e que, na verdade, são norteadores para uma aprendizagem com excelência”, opina a professora Fabiana Arteche. Em todo o Estado, outras escolas parceiras do Movimento também já realizaram capacitações semelhantes com seus professores. 


Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4244 | 48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br


Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco