Alunos apresentam projetos relacionados à rotina profissional em evento que ocorre nos dias 9 e 10 de novembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville

Florianópolis, 08.11.2018 – Mais de 2 mil jovens catarinenses se envolveram ao longo do ano na construção de karts elétricos, carros compactos, robôs, cadeiras de rodas automatizadas, jogos de internet, hóquei e coleções de moda. Essas atividades foram realizadas em aulas práticas de cursos técnicos e de aprendizagem industrial do SENAI em todo o estado. Os projetos serão apresentados nos dias 9 e 10 de novembro, em Joinville, durante o SENAI Challenge. 

O evento tem entre os objetivos buscar alternativas para questões desafiadoras da indústria, promover a qualificação e o desenvolvimento de competências profissionais, além de estimular a aplicação de metodologias práticas de ensino. “O aprendizado é intenso. A gente trabalha em equipe, busca soluções para os problemas, como se estivesse na indústria”, destaca Rafaela Momm Silvano, atualmente estudante de engenharia do SENAI em Joinville e que participou da equipe vencedora do desafio do kart elétrico em 2017.

Em sua terceira edição, o SENAI Challenge envolveu oito cursos técnicos, 35 unidades e mais de 2 mil alunos e 150 docentes. Com apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, o evento contará ainda com visita e participação das escolas públicas municipais, e envolverá, inclusive, um “torneio de robótica” Lego.

 “Os conhecimentos adquiridos estão presentes nos processos das indústrias. O trabalho também desenvolveu neles competências exigidas dos profissionais. Muitas soluções foram eles que desenvolveram, com pesquisa, criatividade e trabalho em equipe”, afirma o professor de Projetos Mecânicos do SENAI de Rio do Sul, Anderson David Borsoi.

Mundo SENAI 

Outro evento que integra a programação do SENAI/SC é o Mundo SENAI, nos dias 8 e 9 de novembro - à exceção de Joinville, onde ocorre nos dias 9 e 10, junto com o SENAI Challenge. Durante o Mundo SENAI, todas as unidades da instituição no estado abrem as portas para a comunidade. O objetivo do Mundo Senai é aproximar estudantes da rede pública e privada, e suas famílias, do universo da educação profissional e das carreiras profissionais da indústria.

Formação diferenciada
O modelo de educação adotado pelo SENAI privilegia a realização de projetos como forma de fortalecer o aprendizado e de levar os futuros profissionais a viver situações reais da indústria. Nas turmas envolvidas com esses projetos, o índice de abandono é praticamente zero. 

Além disso, os egressos têm alto índice de empregabilidade. Oito em cada 10 alunos do SENAI/SC conquistam inserção no mercado de trabalho em, no máximo, um ano após a finalização do curso. 

Com informações da EDM Logos

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco