Encontro na FIESC debate saneamento básico em SC

Durante a abertura do evento que começa nesta quarta-feira, presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, destacou a necessidade de melhorar índices catarinenses do setor

Florianópolis, 28.11.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) sedia nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, o VII Encontro Estadual de Cooperação Técnica em Saneamento Ambiental. O evento, que debate assuntos relacionados a saneamento, gerenciamento de resíduos sólidos e eficiência energética, é promovido pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa SC) e pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Regional Santa Catarina (Assemae SC) e tem apoio da FIESC.

Durante a abertura do encontro, o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância do investimento em saneamento para as condições de vida e de saúde da população e resgatou referenciais trazidos por estudo recente da CNI sobre saneamento básico. “Apesar de Santa Catarina registrar uma cobertura de abastecimento de água e de tratamento do esgoto coletado acima da média brasileira, apenas 20,9% dos efluentes recebem tratamento antes de voltar para a natureza. É o pior índice da região Sul”, afirmou.

Mario Cezar de Aguiar lembrou do Monitora FIESC, ferramenta que acompanha o andamento e o cronograma das obras de infraestrutura no estado, facilitando ações de fiscalização e na busca por soluções nos setores. Em 2018, foram monitoradas 20 obras de saneamento em todo o estado, que concentraram 324 milhões de reais de investimentos e ainda devem aportar mais 507 milhões de reais.
O presidente da FIESC lembrou que muitas dificuldades na área ocorrem por problemas de gestão. “O saneamento precisa estar entre as prioridades do governo eleito”. Ele acredita que a ampliação de parcerias com o setor privado é importante para ampliar o volume de investimentos e se atingir a melhoria dos serviços.

Para o superintendente estadual da Funasa em Santa Catarina, Adenor Piovesan, é necessário buscar pela maior agilidade na conclusão de obras na área. O presidente da Assemae Regional de Santa Catarina, Ademir Izidoro, complementou que aplicar recursos em saneamento evita gastos futuros com a saúde.

Com o tema "A engenharia e a fiscalização de empreendimentos públicos de saneamento", o encontro reúne técnicos de fiscalização de obras de saneamento, além das empresas públicas municipais de saneamento de todas as regiões de Santa Catarina.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244